Juvenis Currículo 2022/2023: O que Cristo fez por nós e o que podemos fazer pelo reino de Deus
Lição 06: Ele tem poder sobre as doençasProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Ele
tem poder sobre as doenças. Vocês podem escrevê-lo no
quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema da aula, utilizem a dinâmica “
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Origem das doenças
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a origem das doenças do
ponto de vista bíblico.
Material:
½ folha de papel ofício para cada aluno
01 caneta para cada aluno
Desenho de várias figuras geométricas
Procedimento:
- Antes da aula: Desenhar uma figura geométrica em cada ½ folha de papel
ofício, como: triângulo, quadrado, circulo, retângulo, losango, trapézio. Cada
folha deverá ter apenas uma figura. Vejam nesta figura, nomes e as figuras
geométricas.
- Peçam para que os alunos andem pela sala e cumprimentem os colegas e
copiem na sua folha o desenho que o colega tem. O outro colega também deve
fazer o mesmo procedimento.
- Orientem para que os alunos cumprimentem o máximo de colegas que
puder.
- Falem: Olhem para seus papéis e observem o que aconteceu. Todos
possuem as marcas uns dos outros, isto é, houve uma mistura de figuras. Este é um
exemplo figurativo de algo que se espalhou, assim também o pecado.
- Leiam: - Leiam Romanos 5. 12 “Pelo que, como um homem entrou o pecado
no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens
por isso que todos pecaram”.
- Falem: O pecado cometido por Adão e Eva alcança também todas as
pessoas e traz consequências negativas, como a separação do homem de Deus, a
degeneração do corpo, as doenças etc.
- Falem: É sobre as epidemias globais que vamos estudar na aula de hoje.
Algumas doenças também são transmitidas pelo contato com a pessoa ou objeto
infectado.
Enfatizem que a origem de todo problema foi a existência do mal, através
do pecado cometido por Adão e Eva: a desobediência.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário