Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Igreja, um Lugar de Comunhão
Lição 08: A Disciplina na IgrejaProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: A Disciplina na Igreja, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica "Regra não é brincadeira!"
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivos:
Refletir sobre a necessidade das regras.
Enfatizar a importância das regras na Igreja.
Papel e lápis
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos.
- Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira
ou jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e explicadas para o outro
grupo.
Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos.
- Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os
colegas qual a brincadeira, as regras e fazer uma demonstração, realizando a
brincadeira.
- Depois, perguntem:
Havia alguém que fugia das regras? Caso positivo,
havia punição? Por quê?
Havia também alguém que queria mudar as regras
para ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do
grupo com relação a isto?
- Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos,
que há regras e punições, também em todo lugar há necessidade de normas para
que haja melhor convivência e que nesta lição será estudado sobre os limites,
as regras na Igreja.
- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário