Adultos - Relacionamentos em Família - Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus
Lição 09: Uma Família nada PerfeitaProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está
centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas
aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Uma Família nada Perfeita. Para isto
utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir o estudo da lição, utilizem a
dinâmica “Família Vigilante”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica:
Família Vigilante
Objetivo:
Refletir sobre a vigilância que os membros da família devem ter contra os
ataques do inimigo.
Nomes
digitados: Pombos, Pardais e Gatos
Duas
chaves
Procedimento:
-
Após o estudo sobre o fracasso do rei Davi como pai realizem as ações a seguir.
-
Distribuam para os alunos as palavras: Pombos, Pardais e Gatos.
A quantidade
deve ser de forma que formem grupos de mesmo número de pessoas, se possível.
-
Depois, peçam para que os alunos formem grupos de mesma espécie, isto é, 01
grupo de pombos, 01 grupo de pardais e 01 grupo de gatos.
-
Falem: Vocês formaram agora 03 famílias. Mas, lembrem-se que os gatos são
predadores das aves. Eles vão tentar atacar a família de vocês.
Nesse
momento, a família dos gatos deve atacar as duas famílias, tentando retirar
elementos do grupo, desfazendo assim o grupo familiar.
-
Falem: Esta representação nos leva também a pensar e agir sobre nossas
famílias.
-
Perguntem: Mas, o que deve fazer cada família de aves para não sofrer os
ataques do inimigo?
Aguardem
as respostas.
Os
gatos deverão novamente atacar as famílias das aves, mas as famílias devem se
defender dos ataques dos gatos.
-
Falem: Deus criou a família, mas houve uma investida do inimigo contra ela, que
foi consumada através da desobediência do casal. Dessa forma, abriu-se a porta
para os problemas e o distanciamento de Deus.
- Falem
ainda: Mas, mesmo sendo atacada a primeira família, outras famílias também são
atacadas, mas podem ser vitoriosas, quando fecham suas portas e brechas para os
ataques do inimigo e abrem suas portas para os benefícios da comunhão com Deus
e obediência, com vigilância e oração.
-
Distribuam uma chave para a família dos pombos e pardais e falem: A chave está
nas mãos de cada família.
-
Perguntem: O que pode então fazer cada família para não sofrer os ataques do
inimigo?
Aguardem
as respostas.
-
Para finalizar, façam uma oração pelas famílias dos seus alunos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário