RSS

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Adultos - Relacionamentos em Família - Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus

Lição 09: Uma Família nada Perfeita

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no  quadro: Uma Família nada Perfeita. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Família Vigilante”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Família Vigilante

Objetivo: Refletir sobre a vigilância que os membros da família devem ter contra os ataques do inimigo.

Material:

Nomes digitados: Pombos, Pardais e Gatos

Duas chaves

Procedimento:

- Após o estudo sobre o fracasso do rei Davi como pai realizem as ações a seguir.

- Distribuam para os alunos as palavras: Pombos, Pardais e Gatos.

A quantidade deve ser de forma que formem grupos de mesmo número de pessoas, se possível.

- Depois, peçam para que os alunos formem grupos de mesma espécie, isto é, 01 grupo de pombos, 01 grupo de pardais e 01 grupo de gatos.

- Falem: Vocês formaram agora 03 famílias. Mas, lembrem-se que os gatos são predadores das aves. Eles vão tentar atacar a família de vocês.

Nesse momento, a família dos gatos deve atacar as duas famílias, tentando retirar elementos do grupo, desfazendo assim o grupo familiar.

- Falem: Esta representação nos leva também a pensar e agir sobre nossas famílias.

- Perguntem: Mas, o que deve fazer cada família de aves para não sofrer os ataques do inimigo?

Aguardem as respostas.

Os gatos deverão novamente atacar as famílias das aves, mas as famílias devem se defender dos ataques dos gatos.

- Falem: Deus criou a família, mas houve uma investida do inimigo contra ela, que foi consumada através da desobediência do casal. Dessa forma, abriu-se a porta para os problemas e o distanciamento de Deus.

- Falem ainda: Mas, mesmo sendo atacada a primeira família, outras famílias também são atacadas, mas podem ser vitoriosas, quando fecham suas portas e brechas para os ataques do inimigo e abrem suas portas para os benefícios da comunhão com Deus e obediência, com vigilância e oração.

- Distribuam uma chave para a família dos pombos e pardais e falem: A chave está nas mãos de cada família.

- Perguntem: O que pode então fazer cada família para não sofrer os ataques do inimigo?

Aguardem as respostas.

- Para finalizar, façam uma oração pelas famílias dos seus alunos.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: