Adolescentes Currículo 2022/2023: A História do Povo Escolhido
Lição 08: Davi:
O pastor de ovelhas que se tornou rei
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Davi: O pastor de ovelhas que se
tornou rei,
escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Para ilustrar e contextualizar o tema, apliquem a dinâmica “Vencendo o Gigante”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vencendo o
Gigante
Objetivos:
Contextualizar de forma
representativa a luta de Davi contra o gigante Golias com as dificuldades que
os alunos enfrentam.
Refletir sobre as
condições para vencer os obstáculos, os problemas e aflições.
Material: ½ folha de papel
ofício e caneta para cada aluno.
- Entreguem ½ folha de
papel ofício para cada aluno.
- Solicitem que cada
aluno desenhe uma figura humana grande e outra pequena, que representarão um
gigante e ele(o aluno) respectivamente.
- Peçam para que o
aluno reflita sobre qual o “gigante” que está perturbando sua vida, isto é,
aquilo que está causando dificuldade, dor, sofrimento etc.
- Leiam: I Sm 17. 48,49.
“E sucedeu que,
levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e
correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje,
e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e
a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra”(1 Samuel
17:48,49).
- Observem que no texto
lido, Davi teve ação para o combate com o gigante Golias.
Solicitem que desenhe
05 pedras ao lado da figura pequena, que representarão as atitudes que ele
dever ter para vencer o gigante(o problema, a dificuldade).
Por exemplo: paz,
confiança em Deus, oração, jejum, conselho etc.
- Para concluir,
leiam:
“Muitas são as aflições
do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Salmo 34:19).
“Tenho-vos dito isto,
para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu
venci o mundo”(João 16:33).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário