Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Igreja, um Lugar de Comunhão
Lição 06: O Pastor e o seu Rebanho
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O Pastor e o seu
Rebanho, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Jesus, o bom Pastor”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Jesus, o bom Pastor
Objetivo:
Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e
falsos pastores.
01 venda para os olhos
Procedimento:
– Escolham uma pessoa da classe ou outra que se
apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma
venda sobre seus olhos.
– Comecem a dar comandos para ele executar, como
por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos
para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma
deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão
analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.
– Retirem a venda do aluno e façam as seguintes
perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
– Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”,
enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os
verdadeiros pastores.
– Pode acontecer que o aluno “cego” não execute
alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda
e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude
proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer
aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou
falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
– Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário