Adolescentes Currículo 2022/2023: A História do Povo Escolhido
Lição 07: O estabelecimento da monarquiaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O estabelecimento da monarquia, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Para ilustrar e contextualizar o tema, apliquem a dinâmica “Saul, o preço de sua
atitude”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Saul, o preço
de sua atitude
Objetivos:
Refletir sobre as
atitudes negativas e as consequências, tendo como exemplo a desobediência de
Saul à palavra de Deus.
Enfatizar a importância
de obedecer a palavra de Deus, que trazendo colheita de bons frutos.
Material: uma coroa
Procedimento:
Observação: combinem
antes da aula com 01 aluno para que execute de forma correta 03 comandos que
serão falados pelo professor, somente no início da atividade. Depois, ele deve
não obedecer às orientações, realizando outras bem diferentes.
– Peçam para que o aluno
fique diante da classe.
– Falem:
____________(falem o nome do aluno) foi escolhido por mim para realizar algumas
ações que vou falar.
– Comecem a dar
comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita!
Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! Abrace um
colega. Aperte a mão de outra pessoa.
O sucesso desta
atividade depende do aluno que deve ser bem orientado conforme item acima.
– Falem: Estudamos
nesta lição de hoje sobre o rei Saul, que teve comportamento semelhante ao
colega(falar o nome), quando a obediência ou não as normas.
– Neste momento,
coloquem a coroa na cabeça do aluno e retomem um pouco da história do rei Saul
que não obedeceu às ordens divinas e perdeu o reino e teve um fim trágico.
“Então disse Samuel a
Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu
Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre
Israel para sempre”(1 Samuel 13:13).
– Esta atitude de Saul
serve de alerta para os cristãos quanto a obediência a Palavra de Deus, que
trará resultados positivos; por outro lado, a desobediência sempre traz
consequências negativas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário