RSS

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Adultos - Relacionamentos em Família - Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus

Lição 07: O Relacionamento Entre Nora e Sogra

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no  quadro: O Relacionamento Entre Nora e Sogra. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmicaDe Moabe a Belém”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: De Moabe a Belém

Objetivo: Contextualizar a história de Rute com a vida dos alunos.

Material:

04 figuras de pés(esquerdo e direito)

01 pão pequeno(pode ser pãozinho de queijo)

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Falem: Do que conhecemos da história de Rute, a situação dela e da sogra(Noemi), quando ainda estavam em Moabe, era uma muito difícil.

- Perguntem: O que pode representar a terra de “Moabe” na vida da gente?

Aguardem as respostas.

Certamente, as respostas vão girar em torno de problemas, dificuldades etc.

- Falem: Não sei qual a situação individual de vocês em “Moabe”. Mas, Deus conhece.

- Falem: Elas foram para Belém de Judá, pois lá não havia mais seca e souberam que Deus havia visitado seu povo.

- Coloquem no centro do círculo as figuras dos pés.

- Falem: Desejamos sair desta situação. Então, estes pés indicam locomoção, saída de lugar para outro, de uma situação para outra.

- Para representar este ato, peçam para que deem um passo à frente.

- Falem: Chegar a Belém é o desejo de vocês. Esperam que Deus também visite vocês e mude a situação.

- Em seguida, façam uma oração pelos alunos, pedindo a Deus que a terra de Moabe, a situação difícil, mude para Belém de Judá, casa de pão.

- Para concluir, entreguem para cada aluno um pão pequeno, pode ser pãozinho de queijo, para representar a mudança de situação tão esperada.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: