Adultos - Relacionamentos em Família - Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus
Lição 07: O Relacionamento Entre Nora e SograProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro: O Relacionamento Entre Nora e Sogra. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “De Moabe a Belém”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: De Moabe a Belém
Objetivo:
Contextualizar a história de Rute com a vida dos alunos.
Material:
04 figuras de pés(esquerdo e
direito)
01 pão pequeno(pode ser
pãozinho de queijo)
- Organizem os alunos em
círculo.
- Falem: Do que conhecemos da
história de Rute, a situação dela e da sogra(Noemi), quando ainda estavam em
Moabe, era uma muito difícil.
- Perguntem: O que pode
representar a terra de “Moabe” na vida da gente?
Aguardem as respostas.
Certamente, as respostas vão
girar em torno de problemas, dificuldades etc.
- Falem: Não sei qual a
situação individual de vocês em “Moabe”. Mas, Deus conhece.
- Falem: Elas foram para Belém
de Judá, pois lá não havia mais seca e souberam que Deus havia visitado seu
povo.
- Coloquem no centro do
círculo as figuras dos pés.
- Falem: Desejamos sair desta
situação. Então, estes pés indicam locomoção, saída de lugar para outro, de uma
situação para outra.
- Para representar este ato,
peçam para que deem um passo à frente.
- Falem: Chegar a Belém é o
desejo de vocês. Esperam que Deus também visite vocês e mude a situação.
- Em seguida, façam uma oração
pelos alunos, pedindo a Deus que a terra de Moabe, a situação difícil, mude
para Belém de Judá, casa de pão.
- Para concluir, entreguem
para cada aluno um pão pequeno, pode ser pãozinho de queijo, para representar a
mudança de situação tão esperada.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário