Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Igreja, um Lugar de Comunhão
Lição 10: O Governo da Igreja
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O Governo da Igreja, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Liderança e novos líderes”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Liderança e novos líderes
Objetivos:
Enfatizar a importância da liderança formar e
treinar novos líderes.
Analisar as consequeências da falta de liderança
para um grupo.
01 bexiga para cada aluno
Local de realização: Adequado para o uso de
bexigas, não é bom que seja dentro do templo, pois vai chamar a atenção de
outras classes.
Procedimento:
Antes da aula:
- Combinem com alguns alunos para que durante a
atividade que será realizada, eles saiam deixando sua bexiga para que os que
ficarem não a deixem cair.
Por exemplo, uma classe com 10 alunos, 01 deve
ficar.
Na aula:
- Distribuam 01 bexiga para cada aluno e peçam
para que encham e deem um nó para o ar não escapar.
- Solicitem para que fiquem em círculo e joguem as
bexigas para cima.
- Em seguida, deem um comando para aqueles alunos
que vocês falaram anteriormente comecem a sair, mas suas bexigas permanecerão.
- Retirem mais pessoas e deixem as bolas para que
as que permaneceram tentem controlar todas as bolas.
- Continuem retirando até deixar uma pessoa.
- Não se preocupem quando os alunos começarem a
reclamar, incentive-os a continuar lutando para dominar todas as bolas, até que
eles percebam que não conseguem e parem.
- Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando
para a importância da cooperação de todos, enfatizando que o líder necessita de
outros para poder trabalhar de forma exitosa.
O que eles perceberam quanto a falta de um líder
para pedir ajuda aos colegas, incentivar para que os demais retornem para
colaborar?
Alguém se dispôs voluntariamente a ajudar aquele
que permaneceu até o final?
- Depois, falem:
Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores,
Timóteo e Epafrodito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois
este exemplo(Fp 2. 19 e 25).
Moisés também precisou de colaboradores que tinham
propósitos comuns, vejam:
“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua
mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram
debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas
mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até
que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário