Juvenis Currículo 2022/2023: O que Cristo fez por nós e o que podemos fazer pelo reino de Deus
Lição 07: Posso jejuar e orarProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Posso
jejuar e orar. Vocês podem escrevê-lo no
quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema da aula, utilizem a dinâmica “
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Não Feche a
Janela!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não Feche a Janela!
Objetivo:
Refletir sobre o que representa a “janela aberta” na vida do cristão.
05 molduras de quadro confeccionadas de cartolina ou EVA para
representar “janelas abertas”
Procedimento:
- Leiam Dn 6.10: “Daniel, pois, quando soube que o edito estava
assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado
de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças
diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”.
- Enfatizem a expressão “janelas abertas” e apresentem 01 janela
conforme solicitada no item material.
- Se coloquem na janela e falem: Havia um costume de se fazer oração de
frente para Jerusalém, conforme uma aliança entre o rei Salomão e Deus, como
lemos em II Cr 6. 37 a 39.
“E na terra, para onde forem levados em cativeiro, caírem em si, e se
converterem, e na terra do seu cativeiro, a ti suplicarem, dizendo: Pecamos,
perversamente procedemos e impiamente agimos;
E se converterem a ti com todo o seu coração e com toda a sua alma, na
terra do seu cativeiro, a que os levaram presos, e orarem para o lado da sua
terra, que deste a seus pais, e para esta cidade que escolheste, e para esta
casa que edifiquei ao teu nome,
Ouve, então, desde os céus, do assento da tua habitação, a sua oração e
as suas súplicas, e executa o seu direito; e perdoa ao teu povo que houver
pecado contra ti”.
- Falem: Daniel sabia disto e procedia desta forma, orando com as
janelas abertas para Jerusalém, 03 vezes por dia. Este momento representava uma
referencial espiritual para a vida de Daniel, com comunhão e oração ao Senhor.
- Agora, distribuam para os alunos as 05 janelas abertas e perguntem:
O que temos visto através de nossas janelas?
São referenciais espirituais ou mundanos?
Leiam:
“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem
bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu
corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes
serão tais trevas!”(Mateus 6:22-23).
- Peçam para que os alunos falem sobre o tipo de janela que o cristão
deve deixar aberta.
- Para concluir, Falem: Não feche a janela da comunhão, da oração, do
jejum, da leitura e estudo da Bíblia etc.
Por Sulamita Macedo.
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