Adolescentes: A História do povo escolhido
Lição 06: Samuel: Juiz, Profeta e SacerdoteProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem
os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Samuel: Juiz, Profeta e
Sacerdote, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica "Samuel! Samuel!".
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Samuel! Samuel!
Objetivo: Contextualizar
o chamado de Samuel com a vida dos alunos.
Material:
Não
é necessário
–
Após o relato da história de Samuel quando foi chamado por Deus, escolham um
aluno da classe para representar o personagem Samuel.
–
Orientem para que ele fique de costas para os colegas e um pouco longe deles.
Peçam
para que um aluno chame: Samuel, Samuel! O aluno “Samuel” escuta e procura
reconhecer de quem é a voz.
Este
procedimento deve ocorrer com pelo menos uns 03 alunos chamando Samuel, depois
vocês trocam o aluno “Samuel” também.
–
Quando o aluno “Samuel” reconhecer a voz deve falar: Fala, fulano(nome do
colega) que eu te escuto.
Se
ele não reconhecer a voz, outro aluno deve chamá-lo.
–
Depois, conversem com os alunos sobre:
O
que estão escutando?
Obedecem
a estas vozes?
De
quem são estas vozes, merecem ser atendidas e obedecidas?
De
que forma estão atendendo seus pais quando eles lhes chamam?
–
Falem: O menino Samuel quando foi chamado pela primeira vez por Deus pensou que
fosse o sacerdote Eli e prontamente foi saber o que ele queria. Demonstrando
obediência e que estava atento. Assim também, vocês devem observar se podem ou
não atender aos chamados, conforme o ensinamento bíblico.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário