Adolescentes: A História do povo escolhido
Lição 08: Davi: O pastor de ovelhas que se tornou rei
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
- Perguntem
como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Davi: O pastor de
ovelhas que se tornou rei,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para iniciar a aula, utilizem a dinâmica “Vencendo o Gigante”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vencendo o Gigante
Objetivos:
Contextualizar
de forma representativa a luta de Davi contra o gigante Golias com as
dificuldades que os alunos enfrentam.
Refletir
sobre as condições para vencer os obstáculos, os problemas e aflições.
Material: ½ folha
de papel ofício e caneta para cada aluno.
-
Entreguem ½ folha de papel ofício para cada aluno.
-
Solicitem que cada aluno desenhe uma figura humana grande e outra pequena, que
representarão um gigante e ele(o aluno) respectivamente.
-
Peçam para que o aluno reflita sobre qual o “gigante” que está perturbando sua
vida, isto é, aquilo que está causando dificuldade, dor, sofrimento etc.
-
Leiam: I Sm 17. 48,49.
“E
sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi,
apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi
pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu
o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu
rosto em terra”(1 Samuel 17:48,49).
-
Observem que no texto lido, Davi teve ação para o combate com o gigante Golias.
Solicitem
que desenhe 05 pedras ao lado da figura pequena, que representarão as atitudes
que ele dever ter para vencer o gigante(o problema, a dificuldade).
Por
exemplo: paz, confiança em Deus, oração, jejum, conselho etc.
-
Para concluir, leiam:
“Muitas
são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Salmo 34:19).
“Tenho-vos
dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom
ânimo, eu venci o mundo”(João 16:33).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário