Adultos: E o Verbo se fez carne - Jesus sob o olhar do Apóstolo do Amor
Lição 07: “Eu sou a ressurreição e a vida”
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
- Perguntem
como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
“Eu sou a ressurreição
e a vida”, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “A Ressurreição de
Lázaro”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Ressurreição de Lázaro
Objetivo: Encenar
de forma rápida a passagem bíblica sobre a ressurreição de Lázaro.
Bíblia
para a leitura do texto sobre a ressurreição de Lázaro.
Faixas
de TNT ou outro material para envolver os pés e as mãos de “Lázaro”.
01
lenço para cobrir o rosto de “Lázaro”
Recursos
humanos:
Personagens:
Jesus, Lázaro, Maria, Marta, os judeus(os demais alunos)
Procedimento:
1
- Peçam para que os alunos abram a Bíblia em João 11.28 - 40, 43, 44 e façam
uma leitura do texto, observando os personagens e suas ações:
“E, dito isso, partiu e chamou em segredo a Maria, sua
irmã, dizendo: O Mestre está aqui e chama-te.
Ela, ouvindo isso, levantou-se logo e foi ter com ele.
(Ainda Jesus não tinha chegado à aldeia, mas estava no
lugar onde Marta o encontrara.)
Vendo, pois, os judeus que estavam com ela em casa e a
consolavam que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo:
Vai ao sepulcro para chorar ali.
Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava e vendo-o,
lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão
não teria morrido.
Jesus, pois, quando a viu chorar e também chorando os
judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito e perturbou-se.
E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem e vê.
Jesus chorou.
Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.
E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os
olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?
Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, foi
ao sepulcro; e era uma caverna e tinha uma pedra posta sobre ela.
Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto,
disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a
glória de Deus?
E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem
para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com
faixas, e o seu rosto, envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e
deixai-o ir”.
2
– Depois da leitura efetuada, escolham os alunos e alunas que vão representar
os personagens: Jesus, Lázaro, Maria, Marta e os judeus(os demais alunos).
Leiam
novamente o texto, para que os personagens observem o que vão fazer.
3
– Após realizada a encenação, perguntem:
O
que vocês sentiram ao encenar este milagre realizado por Jesus?
O
que vocês podem dizer deste milagre para o ministério de Jesus?
Aguardem
as respostas.
4
– Para finalizar, falem: Nesta lição, vamos estudar sobre este milagre da
ressurreição de Lázaro.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário