RSS

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Adultos: E o Verbo se fez carne - Jesus sob o olhar do Apóstolo do Amor

Lição 06: O Bom Pastor e suas ovelhas

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: O bom Pastor e suas ovelhas, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Jesus, o bom Pastor”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Jesus, o bom Pastor

Objetivos:

Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.

Enfatizar que Jesus é o bom pastor, que cuida de suas ovelhas.

Material:

01 venda para os olhos

Procedimento:

– Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.

– Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.

Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.

– Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:

Como você se sentiu sendo guiado?

O guia transmitiu confiança?

– Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.

– Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.

– Depois, leiam “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem”(João 10:27).

- Para finalizar, falem que nesta lição vamos estudar sobre Jesus, o bom Pastor, apresentando o relacionamento com suas ovelhas.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: