Pré-adolescentes: Igreja um lugar de comunhão
Lição 08: A disciplina na Igreja
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: A disciplina na Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em
seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o tema, utilizem a dinâmica “
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regra não é
brincadeira!
Objetivos:
Refletir sobre a
necessidade das regras.
Enfatizar a importância
das regras na Igreja.
Papel e lápis
Procedimento:
- Dividam a turma em dois
grupos.
- Orientem cada grupo para
pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e
explicadas para o outro grupo.
Estipulem um tempo de no
máximo 05 minutos.
- Falem: Agora, cada grupo
deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as regras e fazer uma
demonstração, realizando a brincadeira.
- Depois, perguntem:
Havia alguém que fugia das
regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?
Havia também alguém que
queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a
brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?
- Depois, falem que como
nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições, também em todo lugar há
necessidade de normas para que haja melhor convivência e que nesta lição será
estudado sobre os limites, as regras na Igreja.
- Agora, trabalhem o
conteúdo proposto na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário