Juvenis: Uma viagem pelo Novo Testamento
Lição 08: O evangelho de LucasProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
O evangelho de Lucas, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Lucas – o Evangelho do Espírito Santo
Objetivo:
Refletir sobre os tesouros que recebemos de Deus, enfatizando que o Espírito
Santo faz morada naquela que aceita Jesus, como seu salvador.
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel dourado
¼ de uma folha de papel ofício com o nome Espírito
Santo.
Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó
da terra...”
- Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto
representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso
com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro (retire a caixa dourada
do vaso).
O homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado
dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação, através da salvação
por meio de Jesus Cristo.
Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo
permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e falem: Os que aceitam Jesus
como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do
vaso).
Falem também: Desde a conversão e no caminhar cristão,
o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e recebemos dádivas espirituais,
tesouros.
- Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam
para que 01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que
contém o papel: Espírito Santo.
- Concluam, afirmando que o assunto da lição é sobre
Lucas(o 4º livro do Novo Testamento) que também pode ser chamado de “O
Evangelho do Espírito Santo”, no qual é citado muitas vezes por causa de sua
ação poderosa no relato lucano.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário