Jovens - Davi: de Pastor de Ovelhas a Rei de Israel
Lição 09: Davi: forjado pelo tempo
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Davi: forjado pelo
tempo, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Entre a promessa e a realização”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Entre a promessa e a realização
Objetivos:
Contextualizar
o tema da aula, sobre o tempo de espera para o cumprimento da promessa feita a
Davi de ser rei de Israel, com a situação dos alunos.
Renovar
a esperança e a fé nas promessas de Deus.
Material:
01
folha de papel ofício dividida ao meio por um traço e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Após
o estudo da lição sobre o tempo de espera para o cumprimento da promessa feita
a Davi, realizem as seguintes ações.
-
Falem acerca da importância do cumprimento das promessas a nível terreno.
Também reflitam sobre o incômodo causado quando há falhas nas promessas e o
estado de felicidade promovido por uma promessa cumprida.
Vocês
já passaram por alguma dessas situações?
Vocês
ocasionaram ou foram vítima?
-
Agora, afirmem: O ser humano é falho, mas Deus não falha em suas promessas.
Leiam
Nm 23.19: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se
arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o
confirmaria?”
-
Falem:
Vocês
têm esperado por muito tempo por uma ou mais promessas divinas para sua vida?
Vocês
encontram-se desencorajados? Sem fé? Sem forças? Calma!
Lembrem-se
do que Deus já fez por vocês!
-
Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno divida ao meio por um
traço.
-
Solicitem aos alunos que escrevam do lado esquerdo as promessas que ainda não
foram cumpridas.
-
Falem: Lembrem-se do que Deus já fez por você! Façam do lado direito da folha,
uma lista das situações que Ele cuidou e providenciou socorro para você!
Observem o quanto Deus já fez por vocês. Firmem-se em Suas promessas!
-
Concluam, lendo:
“O
Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia...”(2
Pedro 3:9a).
“Os
que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas
permanece para sempre”(Salmo 125:1).
Por
Sulamita Macedo.
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