RSS

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Jovens - Davi: de Pastor de Ovelhas a Rei de Israel

Lição 08: Davi: um encontro, um livramento

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Davi: um encontro, um livramento, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Atitudes e consequências”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Atitudes e consequências

Objetivo: Analisar as ações e consequências dos personagens Abigail, Nabal e Davi.

Material: Bíblia ou revista de lições bíblicas deste trimestre(2t/2025).

Procedimento:

- Dividam a turma em 03 grupos.

Para isto, distribuam cartões com os nomes de Abigail, Nabal e Davi.

A quantidade de cada nome deve ser igual para que o número de alunos por grupo seja proporcional, por exemplo: se sua classe tem 15 alunos, serão 05 alunos por grupo. Então, é preciso que haja 05 cartões com o nome Abigail, 05 com Nabal e 05 com Davi.

- Os alunos, ao receberem o cartão com um nome, devem procurar os demais colegas com o mesmo nome no cartão e formar o grupo.

- Depois, orientem os grupos da seguinte forma:

Ler o texto bíblico de I Samuel 25. 3 a 11, observando e analisando as ações do personagem do grupo, características e consequências de seus atos.

Cada grupo terá meia hora para esta atividade.

Depois, cada grupo deve apresentar o que elaborarou.

Neste momento, o professor deve ficar atento as falas dos alunos, podendo acrescentar outras informações.

- Enfatizem ação da personagem feminina Abigail, que de modo virtuoso e persuasivo evitou vingança e destruição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: