Jovens - Davi: de Pastor de Ovelhas a Rei de Israel
Lição 08:
Davi: um encontro, um livramento
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Davi: um encontro, um
livramento, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Atitudes e consequências”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Atitudes e consequências
Objetivo: Analisar
as ações e consequências dos personagens Abigail, Nabal e Davi.
Material: Bíblia
ou revista de lições bíblicas deste trimestre(2t/2025).
- Dividam
a turma em 03 grupos.
Para
isto, distribuam cartões com os nomes de Abigail, Nabal e Davi.
A quantidade
de cada nome deve ser igual para que o número de alunos por grupo seja
proporcional, por exemplo: se sua classe tem 15 alunos, serão 05 alunos por
grupo. Então, é preciso que haja 05 cartões com o nome Abigail, 05 com Nabal e
05 com Davi.
-
Os alunos, ao receberem o cartão com um nome, devem procurar os demais colegas com
o mesmo nome no cartão e formar o grupo.
-
Depois, orientem os grupos da seguinte forma:
Ler
o texto bíblico de I Samuel 25. 3 a 11, observando e analisando as ações do personagem
do grupo, características e consequências de seus atos.
Cada
grupo terá meia hora para esta atividade.
Depois,
cada grupo deve apresentar o que elaborarou.
Neste
momento, o professor deve ficar atento as falas dos alunos, podendo acrescentar
outras informações.
-
Enfatizem ação da personagem feminina Abigail, que de modo virtuoso e
persuasivo evitou vingança e destruição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário