Adolescentes: A História do povo escolhido
Lição 07: O estabelecimento da MonarquiaProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
O estabelecimento da
Monarquia, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
ilustrar a aula, utilizem a dinâmica “Rei Saul, o preço de sua atitude”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Rei Saul, o preço de sua atitude
Objetivos:
Refletir
sobre as atitudes negativas e as consequências, tendo como exemplo a
desobediência de Saul, o 1º rei de israel, quanto a vontade de Deus.
Enfatizar
a importância de obedecer a Palavra de Deus, trazendo colheita de bons frutos.
Procedimento:
Observação:
combinem antes da aula com 01 aluno para que execute de forma correta 03
comandos que serão falados pelo professor, somente no início da atividade.
Depois, ele deve não mais obedecer às orientações, realizando outras bem
diferentes.
–
Peçam para que o aluno fique diante da classe.
–
Falem: ____________(falem o nome do aluno) foi escolhido por mim para realizar
algumas ações que vou falar.
–
Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente!
Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para
trás! Abrace um colega. Aperte a mão de outra pessoa.
O
sucesso desta atividade depende do aluno que deve ser bem orientado conforme
item acima.
–
Falem: Estudamos nesta lição de hoje sobre o rei Saul, que teve comportamento
semelhante ao colega(falar o nome), quando a obediência ou não as normas.
–
Neste momento, coloquem a coroa na cabeça do aluno e retomem um pouco da
história do rei Saul que não obedeceu às ordens divinas e perdeu o reino e teve
um fim trágico.
“Então
disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o
Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino
sobre Israel para sempre”(1 Samuel 13:13).
–
Esta atitude de Saul serve de alerta para os cristãos quanto a obediência à
Palavra de Deus, que trará resultados positivos; por outro lado, a
desobediência sempre traz consequências negativas.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário