Juvenis: Uma viagem pelo Novo Testamento
Lição 06: O evangelho de MateusProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O evangelho de Mateus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Coloquem no quadro ou sobre uma mesa uma coroa ou uma
figura dela para trabalhar o conteúdo do item I da lição. A coroa também é um
recurso didático.
Para o item III, utilizem a dinâmica “A Caixa da
Felicidade” para exemplificar
o conhecido sermão de Jesus – O sermão da Montanha, contido no evangelho de
Mateus.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar sobre as Bem-aventuranças, que faz parte do
Sermão da Montanha contido no evangelho de Mateus.
Refletir sobre a felicidade passageira e a espiritual.
- Digitar estas 08 frases:
Bem-aventurado os pobres de espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a
vontade de Deus
Bem-aventurado os misericordiosos
Bem-aventurado os puros de coração
Bem-aventurado os pacificadores
Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.
- 01 caixa com tampa com o nome Caixa da Felicidade.
- Papéis ofício branco ou colorido
- 01 coleção de lápis hidrocor
- 01 tubo de cola
- 01 tesoura
- 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a Caixa da Felicidade.
- Falem: Nela contém formas de felicidade. Vamos
conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.
- Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos
que eles se sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos e depois escrevam de forma
resumida ou mesmo em uma frase ou palavra que representem estes momentos
felizes.
Colem estas frases e/ou palavras na tampa da
caixa(parte exterior).
- Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês
citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto
material ou espiritual?
Observem as respostas. Certamente a maioria vai estar
no campo material.
- Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
- Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire
o primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS
BEM-AVENTURADOS.
- Falem: No sermão, Jesus apresenta as
Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?
Observem as respostas dos alunos e falem que no
dicionário Michaelis significa: feliz.
Depois, falem: A palavra "bem-aventurado”
significa: Pessoa muito feliz.
- Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas
bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um
papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem:
Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada bem-aventurança devem ser
acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a
complementação do versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais
próxima da realidade dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o
real significado delas.
- Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade
apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos
encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas convergirão para o aspecto
espiritual.
- Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre
esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos remete a algo interior,
espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de ser preservado
para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos somente em Jesus.
Por Sulamita Macedo.
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