Adolescentes: O Amor na Vida Cristã
Lição 09: O amor pela famíliaProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
O amor pela família, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, apliquem a dinâmica
“Regra não é brincadeira!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivos:
Enfatizar a necessidade e obediência as regras de um
modo geral como também no âmbito familiar.
Reafirmar que a disciplina dos pais com relação aos
filhos é um ato de amor, de cuidado.
Papel e lápis
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos.
- Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou
jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e explicadas para o outro
grupo.
Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos.
- Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os
colegas qual a brincadeira, as regras e se possível fazer uma demonstração.
- Depois, perguntem:
Havia alguém que fugia das regras? Caso positivo,
havia punição? Por quê?
Havia também alguém que queria mudar as regras para
ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo
com relação a isto?
- Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que
há regras e punições, também em todo lugar há necessidade de normas para que
haja melhor convivência e que nesta lição será estudado sobre os limites e
regras no relacionamento familiar, ou melhor, entre pais e filhos, como um ato
de amor.
- Depois, leiam Pv 29.15: “É bom corrigir e
disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba
fazendo a sua mãe passar vergonha”. (NTLH).
Por Sulamita Macedo.




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