Juvenis: Andando em Amor
Lição 09: O amor
não se ensoberbece
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O amor não se ensoberbece,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica
“Orgulho x Humildade”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Orgulho x Humildade
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre o orgulho e a humildade.
Material:
01 figura de uma gangorra
01 bola
Papéis pequenos
01 caneta
- Coloquem no quadro a figura de uma gangorra.
- Falem que quando uma pessoa está cheia de orgulho é
como se ela estivesse no alto da gangorra.
Então, nesse momento, coloquem o nome ORGULHOSO no
alto da gangorra.
O orgulhoso está cheio de coisas mesquinhas e enxerga
as demais pessoas do alto, considerando-as de pouco valor.
Então, comecem a colocar os nomes das ações do
orgulhoso dentro de uma bola.
Depois, comecem a encher a bola e falem: o orgulhoso
está cheio destas coisas e está inchado de vaidade e pensamento mesquinhos.
- Vejamos o que a Bíblia fala sobre o orgulho e a
arrogância. Leiam Pv 16.18 “O orgulho leva a destruição e a arrogância conduz à
queda”.
- Nesse momento, estourem a bola e mudem a posição do
ORGULHOSO de lugar na gangorra, agora na parte baixa.
- Agora, apresentem uma gangorra em equilíbrio, isto
é, os dois lados na mesma altura.
- Coloquem a palavra JESUS no centro da gangorra.
- Falem: Devemos observar o exemplo de Jesus para
termos equilíbrio para que não sejamos como mostra esta figura.
- Apresentem a gangorra com o nome ORGULHOSO na parte
alta e FALSA HUMILDADE na parte baixa.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição,
enfatizando o que realmente significa ser humilde e a falsa humildade tão
difundida e apresenta por muitos.
Por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário