Adultos: Adultos Corpo, Alma e Espírito - A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura Completa de Cristo
Lição 09: Vontade
— O que Move o Ser Humano
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam
as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Vontade — O que Move o Ser Humano, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para concluir o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “A Bagagem”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Bagagem
Objetivos:
Ressaltar
a importância de controlar a vontade para realizar boas escolhas, ações, decisões.
Refletir
sobre a luta das obras da carne e do fruto do Espírito.
Texto
“A Bagagem”(postado no procedimento)
01
mala pequena, 01 mala grande
Palavras
digitadas: Amizade, Amor, Raiva,
Incompreensão, Medo, Pessimismo, Desânimo, Sorriso, Outro Sorriso, Mais Outro Sorriso, Felicidade, Tristeza, Paciência, Esperança,
coragem, Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância, Bom
humor, Preocupação, Vontade boa, desejo ruins.
Também
digitem as 09 partes do Fruto do Espírito Santo (Gl 5.22) e as 16 obras da Carne(Gl 5.19 a 21).
Procedimento:
1 – Dias antes da aula:
Coloquem
todas estas palavras dentro da mala grande, pregadas com fita adesiva para
facilitar a procura das palavras. Com um clips junte as 09 partes do Fruto do
Espírito e com outro as 16 obras da carne e coloquem dentro da mala.
2
- Durante a aula: Escolham uma pessoa para ler o texto “A Bagagem” e outra para realizar as
ações apontadas no texto. As orientações em negrito e itálico são minhas, não
fazem parte do texto original.
3 –
Falem: Nesta mala, há uma grande quantidade de ações, sentimentos, desejos,
vontades que vamos acumulando durante a vida.
Texto de Reflexão “A Bagagem”
Quando sua vida começa, você
tem apenas uma mala pequenina na mão. (neste
momento mostre a mala pequena).
À medida em que os
anos vão passando, a bagagem vai aumentando, ´porque existem muitas coisas que
você recolhe pelo caminho, porque pensa que é importante. (Peguem a mala
grande)
A um determinado ponto do caminho começa a ficar
insuportável carregar tantas coisas. Pesa demais (andar como se mala
realmente estivesse pesada).Então você pode escolher:
Ficar sentado à beira do caminho (se possível se
sentar), esperando que alguém o ajude, o que é difícil. Pois todos que
passarem por ali já terão sua própria bagagem. Você pode ficar a vida
inteira esperando, até que seus dias
acabem.
Ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas o que
tirar? Você começa tirando tudo para fora, e vendo o que tem dentro… Amizade…
Amor… Nossa! Tem bastante! E curioso, não pesa nada!(comecem a tirar as
palavras à medida que forem mencionadas).
Mas tem algo pesado. Você faz força para tirar. É a
raiva, como ela pesa.
Ai você começa a tirar, tirar e aparecem à incompreensão,
o medo, o pessimismo.
Nesse momento, o desânimo quase te leva para dentro da
mala. Mas você puxa-o para fora com toda a força, e aparece um sorriso, que
estava sufocada no fundo de sua bagagem.
Pula para fora outro sorriso e mais outro sorriso, e ai
sai à felicidade.
Você coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra
fora a tristeza.
Agora, você vai ter que procurar a paciência dentro da
mala, pois você vai precisar bastante…
Então procurem o resto, esperança coragem, entusiasmo,
equilíbrio, responsabilidade, tolerância, bom humor. (As 09 partes do
Fruto do Espírito, ao retirar leia cada uma).
Tira a preocupação também, e deixa de lado. Depois você
pensa o que fazer com ela… ( as 16 obras da carne, ao retirar leia cada uma).
Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo!
Mas pensa bem o que você vai colocar lá dentro! Você precisa de vontade para
fazer boas escolhas. A vontade humana é podereosa
para realizar ações boas ou ruins, decisões sábias ou não, que podem ou não proporcionar
uma vida moral e espiritual equililibrada ou descontrolada.
Agora é com você… E não se esqueça de fazer isso mais
vezes… Pois o caminho é muito, muito longo.
Autoria do texto desconhecida.
3
– Agora, sugiram aos alunos para que “arrumem a mala”, colocando as palavras
que merecem estar no nosso caminhar na vida cristã, enfatizem a importância das
09 partes do Fruto do Espírito.
-
Leiam Gl 5. 17: “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a
carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais as coisas que
quereis”.
Por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário