Discipulando – 4º Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 09: Oração
não mecânica, mas consciente
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: Oração não mecânica, mas consciente, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar
o tema da aula, utilizem a dinâmica “Ensinando a Orar”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ensinando a Orar
Objetivo:
Explicar cada parte da Oração do Pai Nosso.
Material:
Oração que Jesus ensinou “O Pai Nosso”, dividido por
versículo, isto é, cada versículo em uma folha com letras grandes.
Procedimento:
- Falem: Jesus ensinou aos discípulos a orar com o
exemplo da oração do Pai Nosso.
- Perguntem: Quem sabe a oração do Pai Nosso?
- Que tal fazermos esta oração, agora?
Então, deixem que os alunos repitam esta oração sem
ler.
- Depois perguntem: Vocês entendem o que quer dizer
cada parte desta oração?
- Falem: Muitas pessoas repetem esta oração de forma
mecânica sem entender o significado de cada parte.
- Vamos agora, estudar sobre esta oração ensinada por
Jesus que encontramos em Mt 6. 9 a 13:
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos
céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na
terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós
perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal;
porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.
- Depois, entreguem para 5 alunos um versículo que
compõe a Oração do Pai Nosso.
O aluno que está com o versículo inicial ler e depois
coloca no quadro para e vocês começam a explicar cada parte. Isto deve
acontecer até o último versículo.
- Falem: Jesus não falou para que a repetíssemos como
a maioria faz, mas deu um exemplo de como orar.
- Leiam Mt 6. 7a: “E, orando, não useis de vãs
repetições...”
- Falem: Agora, vocês já sabem como orar!
Por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário