Currículo do Ano 2 –
Adolescentes – Cartas que Ensinam
Lição 12: Fale o que
convém!
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Compreendem
a importância desse ato?
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
-
Falem: Hoje estamos estudando a 12ª. carta de um conjunto de 13 epístolas
escritas pelo apóstolo Paulo. O estudo
será sobre a carta endereçada a Tito.
-
Falem:
Quem
era Tito.
Qual
a finalidade da carta.
Onde
estava Paulo quando escreveu a carta.
Aproveitem
e mostrem no mapa a Ilha de Creta e falem que Tito estava pastoreando as
igrejas deste lugar – Tt 1. 4 e 5.
-
Leiam os versículos que embasam o tema da aula de hoje – o cuidado com aquilo
que falamos e ouvimos:
Tito.
2. 1 “Tu porém, fala o que convém...”
Tito
2. 6 “Exorta os mancebos para que sejam moderados”.
Tito
2. 8 “Linguagem sã e irrepreensível...”
-
Este conteúdo deve ser trabalhado, buscando o envolvimento do aluno com a aula
e contextualizando com a vida do aluno. É interessante que após a leitura dos
versículos, os alunos expressem suas vivências de forma objetiva sobre aquilo
que eles observam e praticam em casa, na igreja, na escola, na internet quanto
ao que falam e ouvem. Sendo assim, a aprendizagem
será mais significativa.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “A
Lixeira”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Lixeira
Objetivos:
Refletir
sobre atitudes negativas quanto ao ato de falar.
Promover
mudança de comportamento.
Material: figuras de Igreja, casa, escola, computador e uma pessoa, 01 rolo
de fita adesiva, 01 lixeira, ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
-
Coloquem em lugar visível as figuras da Igreja, casa, escola, computador e
pessoa.
-
Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que os alunos escrevam ações que normalmente as pessoas praticam
quanto ao ato de falar que precisam ser melhoradas tanto a nível pessoal,
familiar e na Igreja, no relacionamento com os colegas na escola e na internet.
Por
exemplo: Gírias, palavrões, apelidos maldosos, mentira, fuxico, conversas
inadequadas na internet ou com os colegas etc.
-
Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo estas
atitudes apontadas por eles. Colocar na lixeira significa a retirada, o
descarte daquilo que não serve para o cristão, simbolizando a limpeza, a
pureza, a santidade requerida para os salvos.
-
Agora, falem: Já que foram retiradas as coisas inadequadas, então vamos agora
escrever ao redor das figuras aquilo que deve permanecer: o que é bom e
apropriado para o cristão.
-
Agora leiam:
Jo 15.1 a 6 e depois falem que a Palavra de
Deus nos limpa.
I Pe 1.15 e enfatizem que precisamos ser
santos em toda a nossa maneira de viver.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário