RSS

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Dinâmica: O que o futuro reserva para mim?

Objetivo: Refletir sobre a vida cristã pautada na Palavra de Deus, tendo o cuidado para não incorporar práticas pagãs.

Material:
01 mapa astrológico
01 Bíblia

Procedimento:
- No livro do profeta Sofonias, lemos:
“E estenderei a minha mão contra...  os que sobre os telhados se curvam ao exército do céu;  e os que se inclinam jurando ao Senhor e juram por Malça”(1.4a e 5).
- Falem: Aqui observamos que o povo estava tendo uma prática astrológica e também prestava culto ao Senhor e a Malcã, evidência de sincretismo religioso com o paganismo.
- Falem, ainda: É muito comum hoje também muitas pessoas, até evangélicas, consultarem a astrologia, para obter orientação sobre o futuro, consultando o horóscopo diariamente, acreditando como algo verdadeiro e aceitável para seu futuro, tendo as orientações como guia para suas decisões.
- Agora, solicitem aos alunos que falem sobre a consulta ao horóscopo na época que ainda não eram convertidos: quando e como acontecia e por que faziam esta prática.
Observem as respostas com atenção.
- Perguntem:
 Por que muitas pessoas buscam no horóscopo orientação para suas vidas?
Onde e a quem o cristão convertido deve consultar sobre sua vida? De que forma?
Aguardem as respostas dos alunos.
Neste momento, coloquem no quadro o mapa astrológico, semelhante a este abaixo, e falem sobre o que geralmente é apresentado no horóscopo, para tanto pesquisem e levam para classe as orientações para os 12 signos e depois analisem seu conteúdo.

- Agora, vejamos o que a Bíblia nos adverte(mostrem a Bíblia), esta é nossa regra de fé e prática:


Sl 1. 1 e 2 “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.

Sl 119. 9 e 11 “Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra... Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.

Cl 3. 16a “A palavra de Cristo habite em vós abundamente...”

Tg 1. 22 “Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-nos com falsos discursos.”
- Para concluir falem:

Sofonias anunciava o juízo de Deus sobre o povo por causa de seus pecados num futuro próximo, pois o que reservava para eles, devido suas práticas, era o julgamento inevitável anunciado pelo profeta, tendo em vista que haviam se desviado dos ensinamentos do Senhor, procurando formas de consulta e adoração em outras fontes pagãs.

Tenhamos nós o cuidado de obedecer a Deus conforme Sua Palavra, pois quem está ligado em Deus não perde o foco da trajetória cristã e não busca outras fontes de orientação. O futuro reservado para aqueles que obedecem a Deus está assegurado em Sua Palavra.

Com a Bíblia na mão, falem: A Bíblia é considerada, por milhares de pessoas, um guia confiável, pois através da observância de seu conteúdo e aplicação dos seus ensinamentos, elas encontram segurança para sua vida hoje e no futuro.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: