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segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Que a Bíblia Fala sobre o Futuro da Igreja
Lição 12: Os Últimos Dias

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre outros sinais que antecedem a Vinda de Jesus, além daqueles que já estudamos na lição 02. Por falar nisto, vocês montaram naquela aula dois painéis sobre este tema.
Agora, apresentem estes painéis.

- Solicitem para que os alunos leiam o conteúdo dos painéis.

- Falem: Agora, vamos acrescentar outros sinais a estes que já temos conhecimento.

- Peguem 01 folha de papel madeira e montem um painel com os nomes dos sinais abaixo relacionados e depois leiam  as referências bíblicas.

MULTIPLICAÇÃO DA INIQUIDADE: Mt 24.12
ESFRIAMENTO DO AMOR: Mt 24.12
ZOMBADORES DA PALAVRA: II Pe 3. 3 e 4
MATERIALISMO: Mt 24. 37 a 39
INDIFERENÇA A DEUS: Mt 24. 37 a 39
CORRUPÇÃO DO HOMEM:  IITm 3. 1 a 5
APOSTASIA: II Tm 4. 3 e 4

- Este conteúdo deve ser trabalhado, buscando o envolvimento do aluno com a aula e contextualizando com aquilo que ele tem visto e ouvido no meio social. É interessante que após a leitura dos versículos, os alunos expressem estas vivências de forma objetiva. Sendo assim, a aprendizagem será mais significativa.

- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O Termômetro”, que possibilitará a reflexão de nos mantermos fervorosos, rejeitando o esfriamento e a mornidão destes últimos dias.


Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Termômetro

Objetivo: Refletir sobre a situação espiritual do cristão frio, morno ou quente.

Material:
01 copo de água fria(gelada ou natural)
01 copo de água quente
01 copo de café quente(leve numa garrafa térmica)
01 copo com água morna
01 termômetro

Procedimento:
- Coloquem os 03 copos sob uma mesa ou peçam para 03 pessoas segurá-los.
- Falem: Vamos medir a temperatura de cada líquido. Usem o termômetro.
Copo 01(água fria): falem qual a temperatura registrada no termômetro e solicitem que alguém beba. Perguntem qual a sensação, gostou? Certamente a pessoa vai dizer que sim. Como é bom um copo de água fria num momento de sede!
Copo 02(água quente): falem qual a temperatura registrada no termômetro e solicitem que alguém beba. Creio que ninguém aceitará. Não deixem ninguém beber água quente.
Falem: Nós não conseguimos beber água quente, mas ela tem efeitos terapêuticos excelentes, além de fazermos com a água quente um delicioso café ou outras bebidas que são servidas quentes.
Sirvam neste momento um copo de café(quente) para a pessoa que estava com o copo de água quente. E agora, qual a sensação, gostou?
Copo 03(água morna): falem qual a temperatura registrada no termômetro e solicitem que alguém beba. Será que vai conseguir? Cuidado! Pode dar náusea e vômito!
- Leiam Ap. 3. 15 e 16. Em seguida, perguntem: O que a Bíblia nos adverte nestes versículos sobre nossa vida espiritual?
Devemos fugir da mornidão espiritual, e também da frieza, o ideal é sermos fervorosos!
- Agora, desenhem no quadro ou cartolina um termômetro com 03 indicações de temperatura: frio, morno e quente.
- Depois, perguntem: Quais características apresentam os crentes frios, mornos e quentes?
Aguardem as respostas.
- Para finalizar, leiam novamente Ap. 3. 15 a 16.

Por Sulamita Macedo.

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