Lição 12: Zacarias – O
Reinado Messiânico
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Compreendem
a importância desse ato?
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Iniciem
o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta
Zacarias, o décimo primeiro de uma série de 12 livros que compõem os Profetas
Menores. A lição tem como título “Zacarias
– O Reinado Messiânico”.
-
Como trabalhar o tema:
O
conteúdo da lição deve ser trabalhado, buscando o envolvimento do aluno com a
aula e contextualizando o tema com a vida do seu aluno. Dessa, forma
aprendizagem será mais significativa.
1
– Contexto histórico da época do profeta Zacarias
Profetizou
no segundo ano do Rei Dário da Pérsia em 520 a. C.
Situação
do povo de Judá: indiferença religiosa e secularismo em primeiro lugar.
2
– Quem era Zacarias
Filho
de Baraquias, neto de Ido, oriundo de família sacerdotal
3
– Partes do livro e suas características
Parte
I: Histórica – Reconstrução do Templo
Parte
II: Apocalíptica – Vinda do Messias e glória do reino
4
– Mensagem principal do livro - Vinda do Messias
5
- Sugiro a leitura do Texto “O Presente
da Obediência”, quando vocês refletirem sobre realizar algo para Deus não
por mera formalidade ou cumprimento de ritual. Veja isto em Zc 7. 5 e 6 e
contextualize para os dias de hoje.
6
- Após trabalhar o que trata Zc 2. 4 e 5(ausência de muro ao redor da cidade e
a presença da glória de Deus como um muro de fogo), indico a dinâmica “Proteção 24 horas”, que
contextualizará este tema com as nossas vidas.
7
- Quanto ao estudo do tema do Reino Messiânico ou Milênio, vejam algumas
sugestões:
- Falem que como o próprio nome sugere, será um
período de 1000 anos, sendo a paz a principal característica desta época.
- Reflitam sobre os acontecimentos que estamos
vivenciando – o mundo sem paz e amor.
- Depois, perguntem: O que vocês acham que pode
acontecer em um período de Paz?
Registrem as respostas dos alunos no quadro ou
cartolina.
- Em seguida, trabalhem o que a Bíblia afirma sobre
os fatos que acontecerão no Milênio, apresentando as referências bíblicas.
Agora retomem as respostas dos alunos, lendo-as e a
analisando-as no contexto do período milenial.
- Diante do exposto, certamente os alunos vão ficar
curiosos para saber quando e onde e por que acontecerá este período de tanta paz e ainda quem participará e o que farão no Milênio. Então falem sobre estes pontos de forma
objetiva.
8 – Para concluir, façam o fechamento da aula,
realizando um pequeno resumo do que foi estudado nesta lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Vocês observaram a quantidade de elementos visuais
contidos nas visões de Zacarias? Vejam:
Visão 2 – 04 chifres e 04 ferreiros
Visão 3 – cordel de medir
Visão 4 – vestes sujas e limpas, pedra e 07 olhos
Visão 5 – castiçal de ouro e 07 lâmpadas, 01 vaso
de azeite, 02 ramos de oliveira, prumo
Visão 6 –
rolo voante
Visão 7 – Efa(cesta de medir), duas mulheres, tampa
de chumbo, asas como de cegonha.
Visão 8 – 04 carros e cavalos
Vocês conhecem a importância dos elementos visuais
numa aula? Não! Já conhece? Quer saber? Então leiam o Texto Pedagógico “A
utilização de Recursos Visuais na EBD”, postado abaixo.
Texto Pedagógico: A
utilização de Recursos Visuais na EBD
A todo o momento recebemos estímulos
visuais e também auditivos que objetivam chamar nossa atenção, para
determinados fins.
Na Educação Cristã, os recursos
visuais são também fonte de motivação para o ensino, tanto para crianças como
para adultos.
Mas, o que são recursos visuais?
Entende-se que são imagens que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples
ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não, por exemplo: gravuras, objetos,
mapas, cartazes, slides, filmes etc.
- Desperta a atenção
- Estimula o interesse e a percepção
- Torna a aprendizagem mais rápida
- Aumenta a retenção da aprendizagem
- Motiva a apresentação e o aluno
- Torna a aula mais atrativa
Sabendo dessas vantagens, o
professor deve utilizar, sempre que possível, os recurso visuais, nas aulas da
EBD, agregando também outras formas de facilitação da aprendizagem, conforme
sua criatividade e condições.
Há uma pesquisa, muito difundida no
meio educacional, que aponta o percentual de retenção da aprendizagem de acordo
os sentidos envolvidos no ensino:
O aluno aprende:
20% do que ouve
30% do que vê
50% do que vê e ouve
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e faz
Observem que quando apenas ouvimos
durante a aula, retemos apenas 20% do que foi falado. Mas, o percentual aumenta
para 50% quando, além da fala, há elementos visuais. E vai aumentando quando
participamos, refletimos e praticamos. Então, quanto mais sentidos envolvidos
na aprendizagem mais eficaz ela será!
Então, professor, além de sua fala,
agregue outros recursos ao ensino, buscando a participação do aluno para que
haja uma quebra da passividade do ouvinte durante a exposição do tema,
tornando-o sujeito ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança de
paradigma da aula da EBD – aquela que comumente vemos: o professor falando e os
alunos escutando... Para que na verdade isto aconteça é imprescindível uma
tomada de consciência do professor como agente facilitador da aprendizagem.
“Mas o que foi semeado em boa
terra é o que ouve, compreende a palavra e dá fruto, e um produz cem, outro
sessenta e outro trinta.” Mt 13.23
Por Sulamita Macedo.
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