Dinâmicas sugeridas para a última aula(lição Jovens e Adultos):
Dinâmica: E Foram
Felizes para Sempre?
Objetivos:
Refletir
sobre os objetivos do casamento e as consequências do Jugo desigual.
Material: 02 quebra-cabeças com poucas
peças(entre 12 e 20).
Procedimento:
-
Escolham 4 alunos, dividindo-os em 02 grupos. Solicitem que cada dupla monte um
quebra-cabeça com poucas peças.
Observações:
-
Cada conjunto de peças, deverá conter 01 peça do outro conjunto. Mas, não falem
sobre isto para as duplas.
-
Fiquem atentos a montagem dos dois quebra-cabeças: a reação das duplas quanto a
peça estranha nos conjuntos e até mesmo a dificuldade de execução do quebra-
cabeças.
-
Perguntem: O que está acontecendo? Por que não conseguiram concluir?
Os
alunos certamente deverão responder que há peça faltando e há outra que não
pertence ao conjunto, impossibilitando a montagem dos dois quebra-cabeças.
-
Então, falem: A peça que está faltando ou está no lugar errado, podem
exemplificar o jugo desigual no casamento e suas consequências.
-
Agora, solicitem que os alunos identifiquem a peça estranha, troquem-na com a
outra dupla e montem o quebra-cabeça.
-
Falem: Agora, com as peças no conjunto certo, a montagem foi realizada sem
problemas no encaixe, como também nem sobrou nem faltou. Dessa forma, podemos
exemplificar o casamento segundo a observância da Palavra de Deus.
-
Falem: O final das estórias de contos de fada, na sua maioria, termina assim: “... e partiu junto com o príncipe para um
castelo distante onde se casaram e foram felizes para sempre” (Cinderela- Irmãos Grimm).
-
Agora, perguntem: O que isto tem a ver com o tema da nossa lição e com o quebra
cabeças?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que a expressão “felizes para sempre” tem a ver com a
felicidade da união conjugal, que vai depender de alguns pontos observados
antes e depois do casamento (o encaixe das peças).
No
casamento com duas pessoas crentes, ambos vão procurar a felicidade do outro,
pois possuem a mesma fé, o mesmo Deus(peças iguais), o que não ocorre com o casal com crenças diferentes, pois há
caminhos opostos nesta caminhada, acarretando sérios problemas conjugais, de
relacionamento, na criação dos filhos, além da liberdade de professar a
fé(peças diferentes).
- Para concluir, leiam II Co 6. 14 e 15.
Por Sulamita Macedo
Dinâmica: O Laço
Objetivo: Refletir sobre a convivência do casal com
crenças diferentes, como caminhar juntos quando um é evangélico e outro não.
Material: 01 fita com 60 cm de comprimento.
Procedimento:
- Escolham 02 alunos de preferência um casal, mas
se não for possível pode ser 02 pessoas do mesmo sexo, lembrando que não há
aqui nenhuma conotação de união conjugal entre pessoas do mesmo sexo, mas
sobretudo uma representação de união entre duas pessoas.
- Unam o braço esquerdo de um com o braço direito
do outro com a fita e façam um laço.
- Falem: Estas pessoas estão unidas pelos laços do
matrimônio e possuem mesmos objetivos, formação de uma família, amar, cuidar e
promover a felicidade do outro.
- Então, solicitem para que eles andem juntos pela
sala na mesma direção.
- Agora, comecem a fazer vários questionamentos:
Foi possível caminhar juntos?
Como foi a decisão de qual direção para caminhar?
Tiveram a mesma ideia? Não? Quem cedeu? Por que
aceitou a opinião do outro?
- Agora, peçam para que eles caminhem em direção
oposta(com os braços unidos pelo laço).
Observem a ação, pois se algum deles puxar o outro
do com força, pode machucar o companheiro.
- Depois, continuem com outros questionamentos:
Houve condição de caminhar juntos?
O que acontece quando há discordância entre o
casal, isto é, os cônjuges não estão na mesma direção?
Como caminhar juntos nesta condição?
Há consentimento mútuo para conviver juntos? De que
forma? Há liberdade de professar a fé?
- Para finalizar, apresentem quais as condições do
laço permanecer firme ou desfeito, segundo a Bíblia. Leiam I Co 7. 12 a 16. À
medida que a leitura bíblica for realizada, apertem o laço e depois desfaçam o
laço. Depois, enfatizem a importância da união conjugal com respeito e
compreensão que deve haver de ambas as partes.
Por Sulamita Macedo
Dinâmica sugerida para a conclusão do Trimestre:
Dinâmica: Comunicando
Objetivo: Refletir sobre as diversas formas de
comunicação utilizadas por Deus para revelar Sua vontade ao homem.
Material: Uma mensagem escrita sobre algum evento.
Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos, distribuam a mesma
mensagem para todos. A mensagem pode ser de um evento que vai acontecer na sua
igreja, aniversário de um aluno da classe ou outra de sua preferência.
- Solicitem para que cada grupo elabore uma
forma diferente de transmitir a mensagem. Por exemplo: duas ou três pessoas se
encontram e falam sobre a mensagem; simular que está num studio de uma rádio e
transmitir a mensagem, elaborar um panfleto ou um cartaz etc.
Estipulem um tempo de no máximo 10 minutos para os
grupos realizarem a tarefa.
- Orientem os grupos para a apresentação diante da
turma, solicitando objetividade.
- Falem para os alunos: Nós presenciamos agora 3 formas
diferentes de transmissão de uma mesma mensagem. Deus também se utilizou de
formas variadas para transmitir sua revelação ao homem, conforme lemos no
versículo abaixo: “Havendo Deus,
antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo filho”. Hb 1.1
- Falem: Neste trimestre, estudamos nos Profetas
Menores a profecia de Deus para o povo por palavra ou visão.
- Perguntem:
Qual profecia foi comum em todos os profetas?
O que mais lhe chamou a atenção, nestas profecias?
Que lições podemos extrair dessas profecias para
nossa situação atual?
Hoje, que mensagem estamos transmitindo para as
pessoas?
- Dessa forma, vocês estão fazendo promovendo uma
recapitulação do tema estudado neste trimestre.
Por Sulamita Macedo.
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