Currículo
do Ano 2 – Adolescentes – Cartas que Ensinam
Lição
10: Ninguém despreze a sua mocidade!
Professoras e professores, para esta lição, apresento
as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem
como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se
há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
Costumeiramente,
tenho colocado em todas as lições, esta parte inicial da aula. Parece ser
desnecessário, mas não é! Mesmo sendo repetitivo, ainda há professores que
desprezam este contato inicial com os alunos.
Já constatei que em alguns blogs há uma cópia
do que oriento para as aulas, entretanto é feita a retirada desta parte
inicial. Entendo que dessa forma a aula está incompleta.
A
repetição desta parte inicial pode servir para lembrar ao professor, mais uma
vez, o quanto é importante estabelecer e manter vínculos com os alunos, e, esta
é uma das formas de fazer isto. Como também pode servir para o professor que
ainda não o faz, saber o quanto é necessário e importante este momento no
início da aula.
“Não
me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.” Fp 3:1
- Falem: Hoje estamos estudando a 10ª. carta de um
conjunto de 13 epístolas escritas pelo apóstolo Paulo. O estudo será sobre a primeira carta de Paulo
a Timóteo.
- Inicialmente, procurem passar informações sobre o
jovem Timóteo.
Quem ele era?
O que fazia?
Por que Paulo escreveu para ele?
Qual o conteúdo desta primeira carta?
Onde estava Timóteo quando recebeu a carta de Paulo?
Aproveitem e utilizem um mapa, para mostrar a cidade
de Éfeso e Macedônia.
- Lembrem-se que ao Trabalhar o conteúdo da lição, vocês
devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Quem é você?”, que possibilitará a
oportunidade de conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia de quem é o jovem Timóteo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Quem é você?
Objetivo:
Conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia sobre o jovem Timóteo.
Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno
Vários lápis coloridos
Adesivos variados
01 máquina fotográfica ou celular com câmera
Encadernação
Procedimento:
- Estudamos sobre quem é Timóteo, mas agora que tal conhecer
quem é você?
- Distribuam 01 folha de papel ofício para cada aluno
e apresentem várias canetas coloridas, adesivos etc.
- Orientem para que os alunos escrevam quem ele é. Por
exemplo:
Nome dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele
Idade
Apelido
Onde estuda e que ano faz
O que gosta de fazer quanto está só, em família e com
os amigos.
O que deseja fazer no futuro
Quais atividades participa na Igreja
Telefone, email, facebook
Um acontecimento importante
O que ele vai escrever deve caber somente em uma folha
de papel ofício, deve usar os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar
adesivos etc.
Para escrever, os alunos devem obedecer a orientação de
uma única posição da folha, horizontal ou vertical(sugiro a horizontal). Uma
posição só facilita a encadernação, como também a visualização de cada escrito.
Deixem mais ou menos 1cm e meio livre do lado esquerdo da folha para a
encadernação
Estipulem um tempo de no máximo 10 minutos para este
momento.
Durante a atividade, observem cada aluno e vejam se há
alguém precisando de ajuda ou está com dúvida ou se há alguém disperso.
- Depois cada aluno deve socializar com os colegas
quem ele é, de forma objetiva.
- Em seguida, recolham cada folha e falem que será encadernado
e que este material ficará com vocês e que posteriormente o aluno poderá
acrescentar alguma outra informação, caso necessário. As folhas devem ser
numeradas.
Antes da encadernação, sugiro que vocês organizem:
. uma capa(1ª
folha), com nome da classe ou número, o ano, nomes dos professores.
. uma relação nominal dos alunos com o número da folha
da atividade dele, que podíamos chamar de “índice” (2ª folha).
. a numeração das folhas das atividades dos alunos.
- Sugiro ainda que vocês tirem uma foto dos alunos,
que após de impressa deve ser a 3ª folha desta atividade.
- Na aula seguinte, apresentem o caderno com as
atividades dos alunos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário