Currículo
do Ano 3 – Juvenis – O Que a Bíblia Fala sobre o Futuro da Igreja
Lição
11: Juízo Final
Professoras e professores, para esta lição, apresento
as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem
como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se
há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
Costumeiramente,
tenho colocado em todas as lições, esta parte inicial da aula. Parece ser
desnecessário, mas não é! Mesmo sendo repetitivo, ainda há professores que
desprezam este contato inicial com os alunos.
Já constatei que em alguns blogs há uma cópia
do que oriento para as aulas, entretanto é feita a retirada desta parte inicial.
Entendo que dessa forma a aula está incompleta.
A
repetição desta parte inicial pode servir para lembrar ao professor mais uma
vez o quanto é importante estabelecer e manter vínculos com os alunos, e, esta
é uma das formas de fazer isto. Como também pode servir para o professor que
ainda não faz, porque não sabia o quanto é necessário e importante este momento
no início da aula.
“Não
me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.” Fp 3:1
- Falem: Na lição de hoje,
vamos estudar sobre o Juízo Final, que acontecerá após o Milênio.
- Continuem, falando: Em
qualquer julgamento, há um juiz, um réu, advogados, acusações, provas,
sentença, local e tempo para pagar a pena.
- Depois, anotem estes
nomes no quadro ou cartolina.
- Se possível, vocês podem
exibir parte de um filme que tenha um julgamento e depois os alunos falam quais
as pessoas que o compõem e os elementos principais.
Juiz: Jesus que deixou de ser advogado para exercer esta
função.
Réus: as pessoas que rejeitaram
Cristo.
Advogado: Não haverá.
Acusação: Rejeitaram a Cristo e
andaram segundo a carne.
Provas: Escritas no Livro da Vida
Sentença: Afastamento eterno de Deus
Local para pagar a pena: Lago de Fogo
Tempo da pena:
Eternidade.
- Lembrem-se que ao Trabalhar o conteúdo da lição, vocês
devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Por exemplo, quando ele é
acusado de que algo fez ou não, como ele se defende, assumindo ou não a culpa,
como ele se sentiu diante da situação de julgamento.
Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir a aula,
utilizem a dinâmica “O Livro das Vidas
Transformadas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Livro das Vidas Transformadas
Objetivo: Socializar como
ocorreu a conversão dos alunos e a transformação em suas vidas.
Material: 01 caneta e 01 folha
de papel ofício para cada aluno, com um traço horizontal dividindo-a ao meio;
na parte superior, escrever “Antes da Conversão” e na inferior “Depois da
Conversão”.
Procedimento:
- Após o estudo sobre o
Juízo Final e a utilização, neste julgamento, do Livro da Vida, onde estão
escritos os feitos humanos, entreguem para cada aluno uma folha de papel
ofício, conforme descrição no item “Material”.
- Orientem os alunos para
que escrevam de forma objetiva como era a vida deles antes e depois da
conversão, onde, como e quando ocorreu esta transformação. Estipulem aproximadamente
15 minutos para esta finalidade.
- Solicitem para que dois
ou três alunos socializem as mudanças ocorridas em suas vidas.
- Depois, recolham todas as
folhas e falem que mandarão encaderná-las, para que forme um livro. Na capa
terá o seguinte título “Livro das Vidas Transformadas”.
Acrescentem, ainda, na
primeira página, o local, a data e o nome ou número da classe; na segunda
folha, organizem um índice com a sequência dos nomes dos alunos. Se preferir,
vocês podem também colocar uma justificativa desta atividade como também folhas
em branco para algum registro posterior.
- Falem que na próxima
aula, vocês trarão este “livro” e através de um sistema de empréstimo semanal,
cada aluno poderá ter acesso aos relatos dos colegas sobre a conversão deles e
a mudança ocorrida em suas vidas.
Por Sulamita Macedo.
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