Lição 13: Malaquias – A
Sacralidade da Família
Professoras
e professores, para esta lição e conclusão do trimestre, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Compreendem
a importância desse ato?
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Iniciem
o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta
Malaquias, o último de uma série de 12 livros que compõem os Profetas
Menores. A lição tem como título “Malaquias
– A Sacralidade da Família”.
-
Como trabalhar o tema:
O
conteúdo da lição deve ser trabalhado, buscando o envolvimento do aluno com a
aula e contextualizando o tema com a vida do seu aluno. Dessa, forma
aprendizagem será mais significativa.
1
– Contexto histórico da época do profeta Malaquias
2
– Quem era Malaquias
3
– Partes do livro e suas características
4
– Mensagem principal do livro
5
- Para trabalhar sobre casamento misto, utilizem a dinâmica “E Foram Felizes para Sempre?” (veja
abaixo).
6
- Para trabalhar sobre o relacionamento do casal, diante das dificuldades e
pontos de vista diferentes trabalhem a dinâmica “O Laço” (veja abaixo).
7
- Para trabalhar sobre o divórcio e suas consequências, façam a seguinte
atividade:
No dia anterior a aula, colem dois pedaços de cartolina de cores
diferentes, um sobreposto ao outro, e levem para aula do domingo.
Falem: No casamento, duas pessoas se unem com o objetivo de se amarem e
formar uma família.
Falem: Estes dois pedaços de cartolina de cor vermelha e amarela
representam as duas pessoas diferentes que vão se casar, unindo-se até que a
morte os separe. Colem as duas cartolinas, uma na outra.
Então, peguem aqueles dois quadrados, já colados no dia
anteiror, e tentem separá-los.
Falem: Durante a vida conjugal, aparecem circunstâncias que causam
muitas vezes problemas, ao ponto de alguns
casais optarem pela separação, divórcio etc.
Então, nesse momento, concluam a separação das cartolinas e mostrem para
os alunos como ficou cada parte:
Algumas partes de um colado no outro.
Algumas partes bastante danificadas.
Falem a separação de um casal traz problemas, lembranças de história de
vida reunidas e agora divididas que não se apagam, traumas, problemas
emocionais, psicológicos e espirituais.
8 – Sugiro ainda, a leitura do texto “Uma Separação Triste”.
Observação: Há várias
sugestões para a aula, oriento que vocês apenas escolham uma, até porque ainda
deve haver tempo para a conclusão do trimestre.
9 - Para a conclusão do trimestre, apresento
duas sugestões:
- Utilizem
a dinâmica “Comunicando”(postada
abaixo) ou
-
Realizem uma gincana. Vejam algumas tarefas para a gincana:
Citar
os 12 nomes dos Profetas Menores
Explicar
a razão do nome “Profetas Menores”
Colocar
na ordem os livros que compõem os Profetas Menores, para isto, utilizem 12
caixas de fósforos identificadas( cada uma) com o nome de um livro.
Identificar
a qual profeta pertence a profecia
Utilizar
figuras para identificar o profeta ou a profecia
Tenham uma excelente e produtiva aula!
O aniversariante nos dá um grande presente: a Salvação!
Desejo a vocês um
Natal repleto de alegria e um ano novo cheio de bênçãos!
Este blog está
fazendo 03 anos, com resultados positivos. Agradeço a você que acessou,
comentou e utilizou as sugestões aqui divulgadas. Neste ano que se inicia,
desejo que esta parceria continue fortalecida.
Com um abraço, Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário