Adolescentes - Currículo do Ano 1: Cremos
Lição 10: No Batismo e na Santa Ceia
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem que nesta lição vamos estudar que cremos no Batismo em Águas e na Santa
Ceia.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa e
contextualizada.
Para
exemplificar o Batismo em Águas, utilizem a dinâmica “O Batismo”.
Para
exemplificar e concluir a aula, utilizem a dinâmica “Comunhão”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção!
Alguns
pontos devem ser observados no momento da preparação da aula:
-
Leiam a lição pelo menos 02 vezes, com uma semana de antecedência.
-
Nesta leitura, observem o que há de mais importante. Escrevam pontos que mais
chamou sua atenção e são relevantes para sua turma.
- Pesquisem em outras fontes sobre o tema da
aula.
-
Organizem um roteiro para trabalhar o tema, contextualizando-o para o tipo de
aluno que você ensina.
-
Tenham cuidado com o tempo da aula e as atividades que serão realizadas.
-
Procurem meios para dinamizar aula, para isso vocês devem estar estimulados e
motivados a mudar a rotina das aulas, além de entender que ensinar não é uma
atividade unilateral.
Preparem-se e promovam aulas criativas, dinâmicas e
cativantes! Dessa forma, haverá facilitação para o ensino, maior retenção da aprendizagem
e participação dos alunos. Com certeza, os resultados aparecerão!
“Se
é ensinar, haja dedicação ao ensino”(Rm 12.7b).
Dinâmica: Comunhão
Objetivo:
Promover
momento de entrosamento entre os alunos, tendo como ponto de partida uma das finalidades
da Santa Ceia - unir os crentes em amor pela comunhão com Jesus.
01
Mesa
01
toalha para a mesa
Ramos
de trigo
Pães
de queijo pequenos dentro de um saquinho de plástico
Refrigerante
ou suco de uva
Guardanapos
Copos
descartáveis
Procedimento:
-
Após o estudo sobre a Santa Ceia, convidem os alunos para se posicionaram ao
redor de uma mesa, arrumada com pães e refrigerante ou suco de uva.
-
Agradeçam a Deus pela oportunidade de estar juntos, estudando este tema.
-
Falem: Vamos agora fazer um lanche, celebrando um momento de união e comunhão
entre todos os alunos da classe.
-
Distribuam para cada aluno um pão e um copo de refrigerante ou suco de uva.
Avisem para aguardar uma orientação.
Lembrem-se
de que cada pão deve estar dentro de um saquinho.
-
Então, solicitem que cada um escolha um colega e troque com ele, o pão e o copo
de refrigerante, falando uma mensagem.
-
Este atividade deve ser repetida pelo menos umas 05 vezes, com duplas
diferentes.
-
Em seguida, sirvam os alunos.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: O Batismo
Material:
Água
01
bacia pequena
01
boneco pequeno de plástico.
Procedimento:
-
Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês conhecem?
Aguardem
as respostas.
-
Solicitem aos alunos que relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os
tipos de batismos que eles citaram, utilizando os materiais acima citados.
Observem com atenção a demonstração dos batismos vivenciados pelos alunos.
Observação:
Caso ocorra apenas a citação do batismo por aspersão, vocês devem apresentar o
batismo por imersão.
-
Falem: Vimos agora com esta demonstração que há vários tipos de batismo, mas o
batismo bíblico é aquele conhecido como “Imersão”.
-
Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da
água”, que nos assegura que o batismo de Jesus foi por imersão.
-
Para finalizar, falem: Agora, vamos estudar sobre este batismo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário