Dinâmica:
Não Furtarás
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o 8º. Mandamento “Não Furtarás”, observando a
amplitude de seu significado.
Material:
01 folha de papel ofício
para cada grupo, contendo uma situação a ser analisada(vejam no procedimento)
- Dividam a turma em 05
grupos.
- Entreguem para cada grupo,
uma 01 folha de papel ofício, contendo uma situação a ser analisada.
Para o grupo 01 - Situação 01:
Fulano recebe de troco uma
nota falsificada, mas não percebe. Em outra loja ao pagar um objeto, foi
detectado pelo caixa que a cédula era falsa. Ele ficou muito chateado. Ele se
desculpa e sai da loja e, depois de várias tentativas, consegue enfim passar a
nota falsa em outro estabelecimento sem ser observado.
Para o grupo 2 -
Situação 02:
Fulano está desempregado e
para manter sua família está vendendo CD e DVD pirata.
Para o grupo 3 - Situação 03:
Fulano está vendendo um
carro que está com vários problemas, mas ele afirma para um interessado em
comprá-lo que o carro está em perfeito estado, pois fazia manutenção periódica.
Para o grupo 4 - Situação 04:
Fulano não é estudante,
porém usa uma carteira de estudante que comprou de um colega.
Para o grupo 5 - Situação 05:
Fulano usa um aparelho de
celular de excelente qualidade e que custa um bom dinheiro. Porém ele adquiriu
o celular por algumas notas de 10,00 reais e não tem nota fiscal.
- peçam para cada grupo
analisar a situação observando sob o critério da honestidade.
Depois, os grupos devem ler
a situação para a classe e falar sobre o que analisaram do caso.
- Em seguida, a partir
destas situações e análises dos grupos, reflitam com os alunos sobre o que é
furtar e sua abrangência.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário