Discipulando
– 1º. Ciclo – Conhecendo Jesus e o Reino de Deus
Lição
10: A Ressurreição de Jesus
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
Observação
importante:
Caso vocês ensinem em uma classe composta por
mulheres ou mista, não se esqueçam de homenagear
as mulheres pelo seu dia – 08 de
março. Para isto, organizem o tempo de aula, separando um momento final
para este fim.
Vejam, na categoria “Dinâmicas para Eventos Femininos”,
sugestões de homenagem. Há 07 dinâmicas, escolham uma para homenagear
suas alunas!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A Ressurreição de Jesus.
-
Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Grande Vencedor”.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e
contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção!
Para saber como utilizar
filmes nas aulas da EBD de forma proveitosa e com foco na aprendizagem, leiam o
texto Pedagógico “Como utilizar filmes nas aulas da EBD” (postado abaixo).
Dinâmica:
O Grande Vencedor
Objetivo:
Estudar e refletir sobre os últimos momentos de Jesus na terra, enfatizando a
ressurreição.
Material:
01 filme sobre Jesus
01 DVD
01 TV
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
Procedimento:
1 - Uma semana antes da
aula:
- Escolha um filme sobre
Jesus.
- Assista ao filme,
observando as partes que se referem ao tema da lição.
2 – No dia da aula:
- Cheguem cedo a EBD e
organizem o local da aula, montem os equipamentos e observem se estão funcionando.
- Aguardem os alunos.
3 - Durante a aula:
- Depois que vocês falarem
que o tema da aula será sobre o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus,
vencendo a morte, falem que nesta aula, vocês vão assistir parte de um filme
sobre Jesus.
- Falem que durante a
exibição de parte do filme, é necessário silêncio e atenção para que haja
entendimento dos acontecimentos.
- Depois da exibição,
dividam a turma em dois grupos.
- Entreguem 01 cartolina, 01
pincel atômico para cada grupo.
- Orientem para que cada
grupo desenhe 01 cena que mais chamaram a atenção deles. Depois, eles mostram
os desenhos, falando uma frase que represente o que estão apresentando. Estipulem
no máximo 05 minutos para esta atividade.
- Não se esqueçam de
enfatizar que o sofrimento de Jesus foi para salvar cada um deles e que sua
ressurreição dá sentido a vida cristã, pois se Cristo não tivesse ressuscitado
vã seria nossa fé, conforme lemos em 1 Co 15:14:
“E, se Cristo não
ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Como utilizar
filmes nas aulas da EBD
Luz, Câmera e
Ação!
O
uso das tecnologias em sala de aula, como suporte pedagógico, vem sendo
inserido há algum tempo no meio educacional, pois é considerado um elemento
coadjuvante do processo de ensino e aprendizagem. O filme é uma dessas
tecnologias, que agregam valor ao que está sendo estudado, pois atrai a
atenção, desperta o interesse, aumenta a retenção, vários sentidos estão sendo
utilizados, como a audição e visão.
Para sua utilização de forma satisfatória é importante observar alguns
pontos relevantes:
Local apropriado: O ideal é uma sala
ou outro ambiente fechado para exibição do filme, para que haja maior
concentração dos alunos e não ocorram interferências de som. Observe se há
problemas com a luminosidade, pois a claridade excessiva pode dificultar a
visão do filme de forma satisfatória.
Equipamento disponível: É importante o agendamento
prévio do equipamento, em caso de uso coletivo. Se for utilizar TV, observe se
o tamanho da tela é adequado para que todos vejam. Fique atento também para a
altura do som, confirmem se todos estão escutando.
Pessoa habilitada para montar os equipamentos: É
recomendável que alguém que saiba como organizar esta parte esteja disponível
para tal fim, para que não haja maiores imprevistos na instalação e/ou colocar
equipamento para funcionar.
Tempo de instalação dos equipamentos: Os
equipamentos devem ser instalados e testados antes do horário da aula, para que
não ocorra perda do tempo da aula ou execução do plano B.
Plano B: Tenha sempre um plano B quando for utilizar
um equipamento eletrônico, pois pode ocorrer falta de energia, o equipamento
pode dar problema ou até mesmo esquecimento do filme em casa etc. No plano B,
você deve pensar como continuar a aula sem a exibição do filme. Dessa forma,
você não improvisará, nem ficará sem saber o que fazer.
Escolher filmes adequados: A escolha adequada do
filme é um dos fatores importantes para que ocorra uma aula deste tipo com
sucesso, para tanto, observe: relação com o tema a ser estudado, filme
compatível com a idade da turma, linguagem utilizada. Se o filme apresentar
algumas ideias contrárias a Palavra de Deus, aproveite para analisar com os
alunos como refutar tal ideia a luz da Bíblia.
Fazer uma explicação prévia do filme antes da
exibição e do que deseja que os alunos realizem: Uma breve explicação sobre o
filme situa o aluno no contexto da aula e do enredo. É interessante pedir aos
alunos para anotar alguns pontos, durante a exibição, para discussão posterior,
e dessa forma os alunos ficam mais
concentrados no filme.
Filmes longos são inadequados: Para o uso nas aulas
da EBD, tendo em vista ter apenas 1 hora de duração em média, é bom escolher
filmes de curta duração ou em caso de filmes longos, escolher algumas partes
mais interessantes para exibi-las, que sejam mais significativos para ilustrar
o tema.
Assistir ao filme antes de exibi-lo para os alunos:
O professor precisa ter uma visão geral sobre o filme, mesmo que tenha sido
recomendado por outro colega, observando a inadequação de imagens, linguagem e
coerência com o tema, para determinados tipos de classes.
Utilizar o filme com objetivo pedagógico: O filme
não deve ser usado para preencher o tempo ou porque professor não se preparou
para a aula. Pelo contrário, a utilização do filme requer cuidado no planejamento,
pois é necessário que haja discussão e reflexão sobre o que foi exibido com
relação ao tema da aula.
Há várias possibilidades para utilizar filmes nas aulas da Escola
Bíblica Dominical:
- Exibir o filme para iniciar um estudo, um debate
ou ilustrar um tema.
- Pode ser usado de uma só vez, caso a minutagem do
filme seja adequada ao tempo de aula. Em caso de filmes longos, escolher
algumas partes mais interessantes para exibi-las.
- Exibir o filme por partes, com paradas para discussão,
promovendo a participação do aluno.
- Repetir a exibição de trechos do filme para enfatizar
pontos mais relevantes.
Como a exibição de um filme requer o uso da visão e
da audição, há uma recomendação a ser observada quanto à presença de alunos com
necessidades especiais, no caso dos deficientes auditivos(surdos) e dos
deficientes visuais(cegos), para que eles sejam incluídos no processo da aula.
- Com alunos surdos na sala, o ideal é escolher
filmes legendados, se ele for alfabetizado na segunda língua(Português). Se for
alfabetizado em Libras(primeira língua), é interessante a presença de um
intérprete. Mesmo que o surdo seja oralizado, fazer uso da leitura labial no
filme é quase impossível, pois os atores não falam de frente para o ouvinte e de
forma pausada.
- Com a presença de alunos cegos ou de baixa visão,
fazer um resumo oral ou em Braille do que vai ser exibido, detalhando imagens
mais importantes de forma que ele entenda.
A utilização do filme nas aulas da Escola Bíblica
Dominical pode ser considerada como uma ferramenta coadjuvante para o processo
de ensino e aprendizagem. É uma das formas de transformar uma aula puramente
unilateral, onde somente o professor fala e os alunos escutam, em um momento
interativo, prazeroso e reflexivo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário