Adultos: Jesus, o Homem Perfeito – O Evangelho de
Lucas, o médico amado
Lição 01: O Evangelho Segundo Lucas
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
– Agora, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, observem os seguintes
pontos:
-
Tema: Jesus, o Homem Perfeito – O
Evangelho de Lucas, o médico amado.
-
Capa:
O
que vemos? Uma coroa de espinhos.
O
que isto tem a ver com o tema? A coroa de espinhos aponta para o Messias
prometido, remetendo-nos para o sacrifício de Jesus.
-
Comentarista: Pastor José Gonçalves
Apresentem
informações sobre ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição
01. Se possível, mostrem uma foto dele.
-
Lições do trimestre - vejam sugestão
logo abaixo dentro da lição 01, no item 7.
7
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição “O
Evangelho Segundo Lucas”.
-
Falem que na lição 01, vamos conhecer o Livro de Lucas através de uma visão
geral desse evangelho.
-
Então, peçam para que os alunos abram a Bíblia no evangelho de Lucas e
apresentem quem é o autor, o destinatário, a provável data em que foi escrito,
do que trata o livro.
As
demais lições, vocês apresentam através de um “city tour” no livro de Lucas, isto é, aproveitando que os alunos
estão com a Bíblia aberta em Lucas, caminhem no livro apresentando os temas das
lições seguintes, a saber:
O
Nascimento de Jesus, a infância, a tentação, a escolha dos discípulos, as
mulheres que cooperavam com Jesus, o poder sobre as doenças, a morte, a
natureza e dos demônios, a limitação dos discípulos, Jesus e o dinheiro, a
última ceia, a morte e a ressurreição de Jesus.
-
Depois, trabalhem os demais pontos levantados na lição, procurando a
participação dos alunos.
Quando
vocês falarem sobre o plano da salvação, apliquem a dinâmica “A Universalidade da Salvação”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Universalidade da Salvação
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a salvação, através do sacrifício de Jesus,
enfatizando a universalidade do plano salvífico de Deus.
Material:
4
folhas de papel ofício
01
tubo de cola branca
01
pincel atômico
01
rolo de durex colorido(vermelho)
Procedimento:
Antes
da aula:
-
Colem 4 folhas de papel ofício, formando um caminho e escreva, em um lado, o
versículo: “Mas agora em Cristo Jesus , vós, que antes estáveis longe, já pelo
sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2.13).
-
Apresentem para os alunos este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o
homem tinha livre acesso a Deus, porém este caminho foi destruído por causa do
pecado( nesse momento rasgue o caminho, simbolizando o caminho destruído).
-
Depois, falem que Deus providenciou a religação do homem com Ele. Agora, leiam:
“Porque
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o
seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse
salvo por ele”(João 3:16-17).
-
Entreguem os pedaços para os alunos e peça para que eles colem as partes, com
durex colorido vermelho. Ao terminarem, falam que somente através do sangue de
Jesus o caminho pode ser restaurado, através de um único sacrifício de Cristo
na cruz( o durex colorido representará o sangue).
-
Então, apresentem o lado do caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que
todos possam ler.
-
Concluam, lendo: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho e a verdade e a vida;
ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
-
Para concluir, leiam os versículos abaixo que apontam para a universalidade da
salvação:
“Pois
já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de
todos os povos; Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel”(Lucas
2:30-32).
“E
disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao
terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, e em seu nome se pregasse o
arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por
Jerusalém”(Lucas 24:46-47).
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
2 comentários:
A paz do senhor ir.Sulamita
Este blog tem sido uma bênção na minha vida e com certeza na vida de muitos professores. Deus continue te usando e abencoando. Parabéns pelo esforço e dedicação à obra do onipotente, Ele te recompensará, sem dúvida. Obrigada por nos permitir realizar uma aula mais dinâmica.
Raquel, muito obrigada por sua visita e pelo reconhecimento deste trabalho. Fico feliz ao saber que este blog tem sido uma bênção em sua vida e na de muitos outros professores de EBD.
Postar um comentário