Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Quem Sou
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre o que você é: Uma Pessoa.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Quem é
você?”
-
Em seguida, abordem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa
e contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quem é você?
Objetivo: Introduzir
o estudo sobre as características da puberdade.
Material:
02
folhas de papel madeira
02
pincéis atômicos
01
espelho
Procedimento:
-
Dividam a turma em 02 grupos: 01 de meninas e outro de meninos.
-
Entreguem para cada grupo 01 folha de papel madeira e 01 pincel atômico.
-
Forneçam as seguintes orientações para os grupos: Desenhar o contorno de um
menino e de uma menina sobre uma folha de papel madeira, para tanto peçam para
que um menino deite-se sobre a folha e outro colega faz o contorno do corpo com
um pincel atômico. As meninas farão o
mesmo procedimento.
-
Falem: Neste trimestre, vamos estudar neste trimestre sobre várias lições que
se referem ao conhecimento de si mesmo, isto é, quem é você.
-
Falem: Vocês estão deixando de ser crianças e estão entrando na adolescência. Estão
passando por uma série de mudanças corporais e psicológicas.
-
Mostrem um espelho e peçam para que se olhem e falem sobre o que estão vendo(características
corporais).
-
Escrevam estas transformações apontadas pelos alunos dentro de cada desenho do
menino e da menina, de acordo com o sexo.
-
Falem sobre as mudanças que eles estão passando, a nível corporal e psicológico,
características próprias desta fase da vida.
-
Agora, vocês estudam sobre os pontos levantados na lição.
Por
Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário