Adolescentes – Currículo do Ano 1: Adolescentes da
Bíblia
Lição 01: Sacrificado? Eu?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Escrevam o título da lição no quadro: Sacrificado? Eu?
-
Depois, falem que este título se refere a um fato bíblico envolvendo os
personagens Abraão e seu filho Isaque. Façam um breve resumo desta situação.
-
Falem: Isaque e outros adolescentes da Bíblia serão o tema de estudo deste
trimestre.
Através
da história de vida de Isaque, vamos estudar, na lição de hoje, sobre a
fidelidade e obediência a Deus.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Confiança
em Deus”.
-
Posteriormente, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa e contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Confiança em Deus
Objetivo:
Refletir sobre a confiança em Deus.
Material:
Lenço
ou outro material para vendar os olhos da metade da turma.
Procedimento:
-
Dividam os alunos em duplas. Distribuam uma venda para cada dupla.
-
Expliquem que um componente usará a venda sobre seus olhos e o outro colega
será seu guia.
-
Coloquem vários obstáculos pelo caminho para dificultar a atividade.
-
Todas as duplas realizam a atividade ao mesmo tempo. Em seguida, invertem-se os
papéis: os alunos com as vendas serão os guias.
-
Após o término desta parte, façam as seguintes perguntas:
Como
você se sentiu sendo guiado?
O
guia transmitiu confiança?
-
Reflitam sobre as respostas dos alunos, enfatizando a importância da segurança
que os verdadeiros amigos e familiares transmitem. Mas, eles podem falhar.
Enfatizem
que Deus não falha e nEle podemos confiar, pois é o amigo fiel e está conosco
nas situações difíceis.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Ideia original desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário