Jovens: Jesus e o seu tempo – Conhecendo o contexto
da sociedade judaica nos tempos de Jesus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem a capa da lição e falem que, neste trimestre, vamos estudar sobre o
“contexto da sociedade judaica nos tempos de Jesus”.
-
Na primeira lição, Apresentem o título da lição: A Terra de Jesus.
-
Agora, trabalhem o tema da lição através da dinâmica “Viajando para Israel”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Viajando para Israel
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a terra de Jesus.
Material:
01
mapa de Israel da época do Novo Testamento
Durex
colorido azul e vermelho
Procedimento:
1
- Montem um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem para a aula. Como
assim? Isto mesmo, para isto vocês precisarão de durex colorido, o mapa pequeno
de Israel que servirá de referência e nomes de cidades digitados.
Vejam
como fazer, observando este exemplo:
Colocar
no piso o nome do Mar Morto e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com
durex azul.
Colocar
no piso o nome do Lago de Tiberíades e fazer um desenho dele semelhante ao do
mapa com durex azul.
Fazer
a ligação entre o Mar Morto e o Lago com durex azul e colocar o nome rio
Jordão.
Colocar
o nome da cidade de Nazaré perto do Lago de Tiberíades(Mar da Galiléia) e o
nome da Cidade de Belém próximo ao Mar Morto(orientem-se pelo mapa).
Com
o durex colorido vermelho, unir as cidades de Belém a Nazaré( local do
nascimento de Jesus e a cidade onde foi criado), demonstrando deslocamento.
Aproveitar
este mapa e trabalhar outros pontos da vida de Jesus, como seu batismo no Rio
Jordão, lugares por onde Jesus passava e ensinava e fazia milagres, como também
o lugar da crucificação e ressurreição.
2
- Organizem os alunos ao redor do mapa.
3
– Falem: Vamos fazer uma viajem para a terra de Jesus, em 13 etapas(as lições).
Apresentem uma mala e falem: O que não pode faltar na mala desta viagem?
Entusiasmo, assiduidade, pontualidade, vontade de aprender, compromisso etc.
Estão
todos prontos para a viagem? Então vamos começar.
4 - Comecem a explanação sobre o mapa, falando
sobre os fatos ocorridos na vida de Jesus nos pontos geográficos assinalados no
mapa.
5
- Depois, trabalhem os demais pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário