RSS

segunda-feira, 30 de março de 2015

Jovens: Jesus e o seu tempo – Conhecendo o contexto da sociedade judaica nos tempos de Jesus
Lição 01: A Terra de Jesus

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem a capa da lição e falem que, neste trimestre, vamos estudar sobre o “contexto da sociedade judaica nos tempos de Jesus”.
- Na primeira lição, Apresentem o título da lição: A Terra de Jesus.
- Agora, trabalhem o tema da lição através da dinâmica “Viajando para Israel”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Viajando para Israel
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a terra de Jesus.
Material:
01 mapa de Israel da época do Novo Testamento
Durex colorido azul e vermelho
Nomes digitados: Mar Morto, Lago de Tiberíades, Rio Jordão, Nazaré, Belém,
Procedimento:
1 - Montem um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem para a aula. Como assim? Isto mesmo, para isto vocês precisarão de durex colorido, o mapa pequeno de Israel que servirá de referência e nomes de cidades digitados.
Vejam como fazer, observando este exemplo:
Colocar no piso o nome do Mar Morto e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Colocar no piso o nome do Lago de Tiberíades e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Fazer a ligação entre o Mar Morto e o Lago com durex azul e colocar o nome rio Jordão.
Colocar o nome da cidade de Nazaré perto do Lago de Tiberíades(Mar da Galiléia) e o nome da Cidade de Belém próximo ao Mar Morto(orientem-se pelo mapa).
Com o durex colorido vermelho, unir as cidades de Belém a Nazaré( local do nascimento de Jesus e a cidade onde foi criado), demonstrando deslocamento.
Aproveitar este mapa e trabalhar outros pontos da vida de Jesus, como seu batismo no Rio Jordão, lugares por onde Jesus passava e ensinava e fazia milagres, como também o lugar da crucificação e ressurreição.
2 - Organizem os alunos ao redor do mapa.
3 – Falem: Vamos fazer uma viajem para a terra de Jesus, em 13 etapas(as lições). Apresentem uma mala e falem: O que não pode faltar na mala desta viagem? Entusiasmo, assiduidade, pontualidade, vontade de aprender, compromisso etc.
Estão todos prontos para a viagem? Então vamos começar.
 4 - Comecem a explanação sobre o mapa, falando sobre os fatos ocorridos na vida de Jesus nos pontos geográficos assinalados no mapa.
5 - Depois, trabalhem os demais pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo

0 comentários: