Adolescentes - Currículo do Ano 1: Cremos
Lição 13: Em Novos Céus e Nova Terra
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Dinâmica: O Reino do Messias
Objetivo:
Estudar as características do reino do Messias – Novo Céu e Nova Terra.
Material:
01
coroa
01
caixa
Nomes
digitados e recortados sobre as características do reino do Messias(ver no
procedimento)
Procedimento:
Antes
da aula:
-
Coloquem dentro da caixa as características do reino do messias, uma separada da
outra.
Na
aula:
-
Coloquem no quadro o nome “Reino do Messias” e apresentem a coroa ou uma figura
dela.
-
Depois, falem sobre os acontecimentos que estamos vivenciando – o mundo sem paz
e amor, injustiça, desigualdade social, falta de moradia, problemas na saúde,
morte, violência, guerra.
Aproveitem
e falem sobre os acontecimentos mais recentes que foram divulgados na mídia.
-
Falem: Vocês já imaginaram como será o reino do Messias com relação a estas
questões que afligem a humanidade?
Registrem
as respostas dos alunos no quadro ou cartolina.
-
Depois, apresentem 01 caixa, falando que nela há uma revelação a ser feita
sobre as características do reino do Messias.
Nesse
momento, peçam para que um aluno retire 01 característica e leia para classe.
Repitam este procedimento até a última característica.
Paz
abundante - Is 54.13
Guerra
não haverá – Is 2.4
Justiça
haverá – Is 11.2 a 4
Habitação
para todos – Is 65.21, 22
Longevidade
e saúde haverá – Zc 8.4,5
Morte
será rara – Is 65.20
Fertilidade
humana aumentada – Zc 8.5
Ferocidade
dos animais não haverá – Is 11. 6-9
Quando
o aluno fizer a leitura da característica, outro aluno deverá ler a referência.
Então, vocês devem entregar a referência para 8 alunos, logo no início da
dinâmica, para que procurem na Bíblia e
deixem marcada para ler no momento que for solicitado.
-
Falem: A terra será restaurada e o nosso corpo será diferente, isto é, glorificado.
-
Para, concluir perguntem:
Quer
participar do reino com estas características?
Estão
se preparando a vinda de Jesus?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário