Juvenis -
Currículo do Ano 1: Respostas às Dúvidas sobre a Fé Cristã
Lição 10: Existem anjos e demônios?
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Existem anjos e demônios?
-
Escrevam esta pergunta no quadro ou cartolina e apontado para ela, perguntem
para os alunos: Existem anjos e demônios?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa
e contextualizada.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Um
Anjo em minha vida”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção!
Alguns
pontos devem ser observados no momento da preparação da aula:
-
Leiam a lição pelo menos 02 vezes, com uma semana de antecedência.
-
Nesta leitura, observem o que há de mais importante. Escrevam pontos que mais
chamou sua atenção e são relevantes para sua turma.
- Pesquisem em outras fontes sobre o tema da
aula.
-
Organizem um roteiro para trabalhar o tema, contextualizando-o para o tipo de
aluno que você ensina.
-
Tenham cuidado com o tempo da aula e as atividades que serão realizadas.
-
Procurem meios para dinamizar aula, para isso vocês devem estar estimulados e
motivados a mudar a rotina das aulas, além de entender que ensinar não é uma
atividade unilateral.
Preparem-se e promovam aulas criativas, dinâmicas e
cativantes! Dessa forma, haverá facilitação para o ensino, maior retenção da
aprendizagem e participação dos alunos. Com certeza, os resultados aparecerão!
“Se
é ensinar, haja dedicação ao ensino”(Rm 12.7b).
Dinâmica: Um Anjo em minha vida
Objetivo:
Concluir o estudo sobre anjos.
Material:
01
tubo de cola
01
rolo de fita adesiva
01
cartolina colorida
01
figura ou 01 escultura de anjo
Papel
pequeno para cada aluno
01
saco ou 01 caixa pequena
Cartão
de mensagem para cada aluno
Procedimento:
-
Entreguem para os alunos ½ folha de papel ofício e peçam para que desenhem um
anjo.
Aguardem
e depois coloquem os desenhos fixados numa cartolina ou quadro.
-
Depois, apresentem uma figura ou uma escultura de anjo, que são encontradas a
preços módicos.
-
Reflitam sobre as características destes desenhos.
Normalmente,
os anjos desenhados ou esculpidos possuem asas, vestem roupas longas, a
expressão facial é serena, cabelos cacheados etc.
-
Depois, perguntem:
Por
que temos estas ideias sobre anjos?
Alguns
de vocês já viram um anjo?
Aguardem
as respostas.
Certamente
as respostas vão girar em torno de que nunca viram anjos, mas o que sabem diz
respeito ao que observam em figuras ou esculturas ou o que já leram na Bíblia.
-
Em seguida, trabalhem o que significa a palavra anjo.
Falem
que significa “mensageiro”, lemos no Antigo Testamento que uma das funções dos
anjos era levar mensagens para as pessoas.
-
Agora, entreguem para cada aluno um papel pequeno em branco, peçam para
escrever o nome dele.
Recolham
todos os papéis, dobre-os e coloquem dentro de um saco ou caixa.
-
Peçam para que os alunos retirem um papel e abram. Caso tenha tirado seu
próprio nome, o aluno deverá trocar por outro.
-
Entreguem um cartão com mensagem para cada aluno, pode ser do tipo que já se
compra pronto ou o professor elabora uma mensagem ou deixa a critério do aluno.
Peçam
para que os alunos coloquem no cartão o nome do colega que ele tirou da
caixinha.
-
Falem: Vimos que a palavra anjo significa mensageiro, então vamos ser neste
momento um mensageiro que leva uma mensagem para seu colega(aquela pessoa que
tirou o nome).
-
Então, peçam para que os alunos se levantem e façam a entrega dos cartões.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário