Discipulando
– 1º. Ciclo – Conhecendo Jesus e o Reino de Deus
Lição
12: Sendo um discípulo de Jesus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Sendo
um discípulo de Jesus.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição, observando alguns pontos:
. Leiam: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é
o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela
que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que
vos tenho falado”(João 15:1-3).
. Perguntem: Nesta metáfora da videira, quem é:
A Videira
O Lavrador
Os ramos
. Depois, falem sobre a aplicabilidade
da metáfora da Videira
Observação:
O que é metáfora?
Figura
de linguagem que, caracterizada pelo estabelecimento de uma analogia (relação
de semelhança) entre duas expressões ou palavras, estabelece uma transferência
de sentido entre ambas(Dicionário online de Português).
. Falem também sobre a importância dos ramos em
produzir frutos, porque está ligado na videira que é Jesus.
Para enfatizar o amor como a marca do discípulo,
apliquem a dinâmica “A
Marca do Discípulo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Marca do Discípulo
Objetivo:
Refletir sobre o amor – a marca do discípulo de Jesus.
Material:
01
coração pequeno para cada aluno
Procedimento:
-
Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração
Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até
que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais
bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e
perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem
idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas
marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as
pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com
marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
-
Falem: Fomos alcançados pelo amor de Deus.
Leiam
João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho
unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna”.
-
Agora distribuam um coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo
qual fomos alcançados.
- Também
afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.
Leiam
João 13.34 e 35:
“Um
novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós,
que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus
discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
-
Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que
marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos
fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos
praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
-
Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de
congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas
que devem existir entre as pessoas.
Por
Sulamita Macedo.
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