Adolescentes – Currículo do Ano 1: Adolescentes da Bíblia
Lição 10: Não Recuamos
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Não recuamos.
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre 03 personagens bíblicos: Sadraque,
Mesaque e Abedenego. Eles eram amigos de Daniel, o personagem da lição passada.
-
Façam um breve resumo da história de destes 03 rapazes.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa
e contextualizada.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Na
Fornalha de hoje”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Na Fornalha de hoje
Objetivo:
Refletir
sobre o que pode representar a “fornalha” na atualidade.
Material:
01
caixa de palitos de fósforos(tipo longo).
Procedimento:
-
Falem: Estudamos sobre 03 jovens judeus que foram jogados na fornalha porque
preferiram ser fiéis a Deus, não se prostrando diante da estátua do rei. Mas, neste
momento de extrema dificuldade tiveram a companhia do 4º. Homem(Deus), que
estava com eles, guardando-os na fornalha e não da fornalha.
Há
momentos que também nos sentimos como se estivéssemos prestes a ser jogados na
fornalha devido a pressão dos colegas.
-
Solicitem agora para que alguns alunos contem uma situação difícil, que eles
sentiram como se estivessem na fornalha.
Para
tanto, peçam para que os alunos risquem o fósforo e, enquanto a chama estiver
acesa, contem qual foi o problema e como se saiu da situação. Caso a chama se
apague antes do aluno terminar o relato, deixe que ele conclua.
Dessa
forma, isto é, com o fósforo aceso, o aluno deverá ter mais objetividade no
relato e o fogo se apresenta como um símbolo de ter estado na fornalha da
aflição.
-
Ao término de cada relato, leiam Isaías 48.10b “...Provei-te na fornalha da
aflição”.
-
Para concluir, façam uma oração pelos alunos para permanecem firmes diante de
tantos apelos mundanos.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário