Juvenis -
Currículo do Ano 1: Questões Difíceis dos Nosso Tempo
Lição 09: A Utilização de células-tronco
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A utilização de células-tronco.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Células-tronco”,
para introduzir o estudo sobre este tema.
-
Em seguida, apresentem e reflitam sobre este tema com os alunos. Para isto, é
necessário que vocês tenham lido e aprofundado sobre o tema, além do que está
exposto na revista de lições bíblicas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Células-tronco
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre células-tronco do ponto de vista da ciência e da Bíblia.
02
óculos
Observação:
Os
óculos devem ser confeccionados com cartolina, um azul e o outro amarelo.
Se
preferir, vocês podem adquirir óculos de plásticos, há de cores variadas.
Procedimento:
-
Falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre a utilização de células-tronco, do
ponto de vista da ciência e da Bíblia.
-
Apresentem os óculos: um de cor azul que vai representar a visão científica
sobre o assunto e um de cor amarela para representar a visão bíblica sobre o
tema.
-
Dividam a turma em 02 grupos.
-
Falem:
O
grupo 01 vai ler sobre o tema sob o ponto de vista da ciência. Entreguem para
este grupo, algumas perguntas e os óculos azul.
O
grupo 02 vai ler sobre o tema sob o ponto de vista da Bíblia. Entreguem para
este grupo, algumas perguntas e os óculos amarelo.
O
material que vocês vão ler para pesquisar e responder é a lição da revista de
vocês.
-
Perguntas para o grupo 01:
O
que é células-tronco?
Quais
os argumentos da ciência para o desenvolvimento de células-tronco?
Perguntas
para o grupo 02:
O
que é células-tronco?
Os
argumentos da Bíblia sobre a vida humana contrariam ou não o desenvolvimento de
células-tronco? Por quê?
-
Depois, os grupos devem apresentar suas respostas. O aluno que vai apresentar,
deve usar os óculos de sua equipe(azul ou amarelo). Vocês, professores, devem
estar atentos aos comentários dos alunos. Corrijam, se necessário, algumas
informações emitidas pelos alunos.
-
Falem: Acabamos de escutar, qual o posicionamento da ciência e da Bíblia sobre
as células-tronco. Agora, vamos aprofundar este tema.
-
Agora, apresentem outras informações.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário