Jovens: Jesus e o seu tempo – Conhecendo o contexto
da sociedade judaica nos tempos de Jesus
Lição 09: Jesus e a cobiça dos homens
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Jesus e a cobiça dos homens.
-
Coloquem no quadro as palavras abaixo e perguntem o que os alunos sabem sobre
elas. Aguardem as respostas e acrescentem mais algumas informações.
Cobiça,
ganância, avareza, consumismo, orgulho.
-
Depois, utilizem a dinâmica “O Maior
Tesouro”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Maior Tesouro
Objetivo:
Refletir
sobre o apego aos bens materiais e enfatizar a importância de acumular tesouros
no céu.
Material:
Figuras
de objetos de desejo das moças e dos rapazes: roupas, maquiagem, celular, ipod,
sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, carro, casa bonita, dinheiro,
som etc.
02
tubos de cola
02
tesouras
02
cartolinas
01
rolo de fita adesiva
01
caixa dourada ou 01 baú pequeno com o nome “Caixa do Tesouro”.
Digitar
os versículos de Mateus 6:19-21 e colocar dentro da caixa dourada
-
Dividam a turma em dois grupos: 01 de moças e outro de rapazes.
-
Entreguem para cada grupo:
Figuras
de objetos de desejo das moças e dos rapazes: roupas, maquiagem, celular, ipod,
sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, casa bonita, dinheiro, som, etc.
01
tubo de cola, 01 tesoura, 01 cartolina
-
Forneçam as seguintes orientações:
Escolham
as figuras que representam todos os objetos que vocês desejam adquirir.
Recortem
as figuras e colem na cartolina.
Observações:
Caso
eles não encontrem tudo o que desejam, peçam para que desenhem os objetos
desejados ou escrevam os nomes.
O
tempo para esta atividade é de no máximo 10 minutos.
-
Depois, fixem os dois cartazes e perguntem para cada grupo(meninos e meninas):
A
razão da escolha dos objetos.
Vocês
já possuem estes objetos e querem outros mais novos?
Os
pais podem dar estes objetos?
Vocês
podem adquirir estes objeto?
-
Depois, falem: A verdadeira prosperidade não consiste em bens terrenos, mas em
tesouros eternos, espirituais, e numa vida abundante que consiste no equilíbrio
entre o aspecto material e o espiritual, crendo na providência divina.
-
Enfatizem que é necessário o cuidado quanto importância elevada dada a um em
detrimento do outro. Mas, que deve haver equilíbrio, pois Deus não condena a
riqueza, mas o amor ao dinheiro (I Tm 6.10).
-
Para finalizar, apresentem uma caixa dourada ou um baú pequeno com o nome
“Caixa do Tesouro”. Peçam para um aluno abrir. Ele vai encontrar um papel com
os versículos abaixo, que deverá ler:
“Não
ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os
ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem
consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso
tesouro, aí estará também o vosso coração”. Mateus 6:19-2.
Por
Sulamita Macedo.
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