Juvenis -
Currículo do Ano 1: Questões Difíceis dos Nosso Tempo
Lição 06: Eutanásia
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Depois, falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre a Eutanásia. Escrevam este
nome no quadro
-
Perguntem o que é Eutanásia.
Aguardem
as respostas.
-
Em seguida, apliquem a dinâmica “Eutanásia”.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa
e contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eutanásia
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre Eutanásia.
Material:
01
pequeno texto para cada aluno(vejam no procedimento)
01
celular ou outro objeto com pilha
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno a seguinte situação por escrito:
A
bateria do seu celular está descarregada. Então, quando você coloca o celular
para carregar, falta energia. E agora? O que eu vou fazer sem celular, sem
internet? Ligar a TV não pode, pega o notebook da irmã, que a bateria não
funciona mais, mas havia a possibilidade de ligar direto na tomada. Mas, sem
energia? Você está sem conexão virtual com o mundo, com as pessoas. Você decide
sair de casa e pede para alguém da casa levá-lo para o shopping, mas o controle
do portão não funciona. E agora, como
você se sente diante desta situação?
-
Orientem para que eles leiam e reflitam sobre esta situação.
-
Observem atentamente qual a reação deles e o que eles vão falar sobre isto.
Certamente
vão falar que se sentem muito incomodados diante de todos estes problemas
devido a falta de energia, principalmente pelo fato de não terem acesso a
internet, a conexão com o mundo, com as pessoas.
-
Depois, falem: Algo que não era de seu domínio, a falta de energia, pode causar
vários transtornos para você, impossibilitando o contato com as pessoas e até
dificuldade para sair de casa.
E
quando alguém decide por cortar a “energia” de alguém, isto é, o fio da vida,
consentindo com a Eutanásia, desconectando-o do mundo e do convívio com seus
familiares?
-
Em seguida, façam a seguinte demonstração:
Apresentem
um celular ligado ou outro objeto que tenha pilha, depois vocês retiram a
bateria do celular ou as pilhas do outro objeto.
Falem:
É como este objeto que sem a força da energia contida na bateria não funciona,
assim é vida de pessoas que estão doentes e que podem ter a vida interrompida intencionalmente.
Aqui
foi demonstrado de forma simples o que pode causar a falta de bateria de um
objeto e quando isto se relaciona com a vida de uma pessoa?
O
doente tem sua “energia cortada, interrompida” pela decisão de alguém, que consente
na morte provocada, desligando os aparelhos e por consequência do mundo e das
pessoas.
-
Perguntem: Isto é justo?
Aguardem
o posicionamento dos alunos.
-
Em seguida, iniciem o estudo sobre o tema, que certamente devem ser abordados
os diferentes posicionamentos sobre a Eutanásia, enfatizando os princípios
bíblicos que envolvem o assunto.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário