RSS

segunda-feira, 4 de maio de 2015

 Dinâmica: Jesus x Valorização da mulher

Objetivos:
Enfatizar a valorização da mulher promovida por Jesus na cultura judaica.
Ressaltar a importância da cooperação de mulheres no ministério de Jesus.
Refletir sobre o serviço feminino realizado na Igreja atual.
Material:
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno
Objetos descartáveis: copos, pratos, grafos, colheres, luvas, máscara etc.
Procedimento:
- Falem: Na cultura judaica, a mulher era discriminada, viviam à margem da sociedade, a participavam da vida pública era limitada, não tinham voz, não mostravam o rosto, pois tinha que ser cobertos, não podiam estudar nem ensinar, uma conversa com uma mulher em público era um ato vergonhoso.
- Apresentem os objetos descartáveis e falem:
As mulheres no tempo de Jesus eram consideradas objetos que poderiam ser usadas e descartadas. Estes objetos são descartáveis, imaginem como se sentiam as mulheres dentro de uma cultura que a desvalorizava.
Neste momento, coloquem os objetos no saco de lixo.
- Falem: Mas, com Jesus, as mulheres passaram a ser valorizadas. Jesus rompeu com os padrões impostos às mulheres, quando ele conversou, ensinou, curou, libertou e elas cooperaram com seu ministério
- Agora, entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.
- Peçam para que elas escrevam dentro da mão: Aquilo que as mulheres realizaram no ministério de Jesus. Depois, peçam para que os alunos escrevam o que as mulheres estão realizando na obra do Senhor, na atualidade.
- Depois, façam uma comparação entre 03 situações, isto é, as atividades femininas realizadas antes de Jesus, com Jesus e depois de Jesus.
- Para concluir, falem: Na atualidade, ainda as mulheres são discriminadas e desvalorizadas, muitas vezes no seu próprio lar, na igreja, no trabalho, na rua etc. mas, lembremo-nos de que mesmo diante dos entraves que as mulheres da época de Jesus sofriam, elas participaram do ministério de Jesus, pois encontravam nele aceitação, o respeito, o amor, a valorização.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: