Juvenis -
Currículo do Ano 1: Questões Difíceis dos Nosso Tempo
Lição 10: Doação de órgãos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação
com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Doação de Órgãos.
-
Façam uma enquete com os alunos, perguntando: Você é a favor da doação de
órgãos?
Os
alunos devem responder sim ou não, escrevendo num papel que vocês devem
disponibilizar.
Recolham
os papéis e façam o levantamento dos dados: quantos a favor e contra.
-
Apliquem a dinâmica “Doação de Órgãos”.
-
Depois, façam as seguintes perguntas para nortear o estudo sobre o tema.
O
que é doação de órgãos?
Quem
pode doar órgãos?
Você
conhece alguém que está precisando de um transplante?
Você
conhece alguém que foi transplantado?
Você
conhece alguém que já doou órgãos ou sangue?
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e
contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Doação de Órgãos
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre doação de órgãos.
Material:
02
cartolinas
01
pincel atômico preto e outro vermelho
Procedimento:
-
Organizem os alunos em 02 grupos. Um de meninos e outro de meninas.
-
Falem: O grupo dos meninos vão desenhar uma pessoa do sexo masculino. O grupo
das meninas vão desenhar uma pessoa do sexo feminino. Para tanto, forneçam 01
cartolina, 01 pincel atômico preto.
-
Depois, falem(apontado para os cartazes): Deus criou o homem e a mulher com o
corpo funcionando de forma saudável. Algumas pessoas desenvolvem doenças que
precisam fazer um transplante, isto é, receber um órgão, sangue ou medula óssea
de alguém para viver melhor ou continuar vivendo.
-
Falem: Agora, vocês vão desenhar nestas figuras quais órgãos do ser humano
podem ser doados.
Vocês
podem orientar os alunos, caso eles tenham dificuldade.
Para
isto, eles devem usar 01 pincel atômico vermelho para fazer o desenho do que
pode ser usado.
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre a doação de órgãos.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário