Adultos: Jesus, o Homem Perfeito – O Evangelho de
Lucas, o médico amado
Lição 08: O Poder de Jesus sobre a Natureza e os
demônios
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Poder de Jesus sobre a Natureza e os demônios.
-
Depois, na aula passada estudamos que Jesus tem poder sobre as doenças e morte.
Na lição de hoje, vamos ampliar este tema, estudando que Jesus também tem poder
sobre a natureza e os demônios.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa e contextualizada.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Tempestade”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tempestade
Objetivos:
Refletir
sobre as dificuldades que enfrentamos na vida cristã.
Confirmar
que temos socorro em Jesus, aquele que acalma as tempestades.
Material:
3
metros de TNT azul
01
mesa
Fita
adesiva
Procedimento:
-
Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno e solicitem para que eles
façam um barquinho, usando a técnica da dobradura (aquela que agente fazia
quando criança).
-
Enquanto isso, organizem o TNT na mesa de forma que dê ideia de um mar revolto.
-
Peçam para que os alunos coloquem seus barcos no mar revolto. Se julgar
necessário, utilizem fita adesiva para fixar os barquinhos.
-
Falem para os alunos que o mar revolto representa as situações adversas que
enfrentamos na vida. Muitas vezes precisamos retirar do nosso barco algo que
pode impedir o bom prosseguimento da viagem. Cada um deve nesse momento
refletir se há algo que precisa ser descartado ou modificado, mas não precisa
falar para os colegas.
- Há
também outras situações que precisamos do socorro de Jesus para acalmar a
tempestade. Leiam: Mt 8.23 a 26.
-
Façam uma oração pelos alunos sobre isto.
- Em
seguida, com a ajuda de outra pessoa, estirem o TNT, representando o mar sem a
tempestade.
Por
Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Monitoria na EBD
Monitoria é uma atividade de ensino
e aprendizagem de caráter cooperativo entre professores e alunos, que estimula
a iniciação docente, que geralmente acontece em cursos de graduação, porém se
faz presente também no Ensino Médio e nos últimos anos do Fundamental de forma
mais escassa. Entretanto, sua prática também é possível na Escola Bíblica
Dominical.
O monitor é aquele aluno, que sob a
orientação e supervisão de um professor, tem a possibilidade de vivenciar
atividades didáticas e práticas sobre o conteúdo, executando atribuições
auxiliares junto ao mestre, proporcionando-lhe experiência de formação em
curso.
Jesus escolheu 12 pessoas, os discípulos, para que na
vivência com Ele aprendessem sobre os valores do Reino e enfrentassem situações
diversas, para que pudessem pregar com poder e sinais, como se lê: “E subiu ao
monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que
estivessem com ele e os mandasse a pregar, e para que tivessem o poder de curar
as enfermidades e expulsar os demônios” (Marcos 3:13-15).
O apóstolo Paulo treinou em serviço o jovem Timóteo e
quando precisou de um cooperador, enviou-o, pois estava preparado, capacitado e
com experiência para o trabalho. “E
espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo... Mas bem sabeis qual
a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai” (Fp 2.
19a e 22).
Observamos, nestes versículos citados acima, apenas dois
exemplos da Bíblia sobre treinamento em serviço, através da observação, prática
e cooperação, sob a orientação do mentor, com o objetivo de adquirir
experiência para a realização de um trabalho futuro, adquirindo habilidades por
meio de uma ação formativa.
E na Escola Bíblica Dominical,
quais as possibilidades de haver esta prática?
Partindo do princípio de que há
necessidade de novos professores para o ensino cristão, a monitoria pode ser
uma forma de iniciação à docência, proporcionando familiaridade do monitor com
planejamento de aula, pesquisa sobre o conteúdo, escolha de métodos e execução
de outras atividades correlatas ao processo de ensino e aprendizagem de forma
conjunta com o professor.
Para o exercício da monitoria, os candidatos podem se
apresentar de forma voluntária ou por escolha dos professores. Para isto, é
recomendável que os professores tenham um olhar atento sobre aqueles alunos da
EBD, que demonstram iniciativa para falar diante dos colegas, que trazem uma
informação sobre o tema da lição, que apresentam assiduidade, pontualidade,
interesse, responsabilidade e que tenham espírito colaborativo, pois eles, com
estas características, podem ser monitores e certamente bons professores.
Abrir este espaço no contexto de
EBD, para a monitoria, traz benefícios para a descoberta de professores, tendo
em vista esta atividade possibilitar a apropriação de habilidades didáticas,
formando um futuro professor com experiência nas atividades colaborativas de
aprendizagem, capacitando-se para o ensino cristão na Escola Dominical. A
Palavra de Deus adverte: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro
que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Tm
2.15).
Outro ponto importante, para a
existência da monitoria na EBD, tratar-se de não pegar alguém de surpresa
quando designado para assumir uma classe, trazendo-lhe desconforto,
preocupação, insegurança e até medo para assumir a função por falta de preparo
de como ministrar uma aula. Havendo alunos monitores, a superintendência tem maior
possibilidade de escolha dos docentes com experiência no ensino.
As atividades do aluno monitor
devem ser concentradas no sentido de auxiliar nas práticas pedagógicas da EBD.
O monitor não será um substituto do docente, pois suas ações devem ser
executadas na presença do professor. Quando o docente precisar faltar a EBD,
deve manter contato com outro professor para que ministre a aula, não deixando
a aula a cargo do monitor.
Mas, vejamos alguns exemplos de como o aluno monitor pode
cooperar nas aulas da EBD:
- Expor uma parte da lição.
- Acrescentar uma informação importante sobre o tema.
- Auxiliar nas atividades práticas com os alunos, como
nos trabalhos de grupo, execução de dinâmicas etc.
Após a aula, em um encontro específico, o professor deve
conversar com o monitor sobre sua atuação na aula, para que os pontos positivos
sejam ressaltados e os negativos minimizados, sugerindo e orientando como
proceder, evitando assim repetição de falhas.
O tempo de aprendizagem do aluno como monitor pode variar
de pessoa para pessoa, pois dependerá do desenvolvimento individual de
habilidades, do desempenho e da maturidade nesta formação em serviço. Além
disso, é importante que haja orientação e incentivo para participação em
treinamentos, congressos, seminários de EBD, como também a realização de
leituras de livros, revistas, textos de conteúdo pedagógico para que o aluno
monitor se aproprie de informações sobre o processo de ensino e aprendizagem e
da educação cristã.
Portanto, a implantação de um programa de monitoria na
EBD traz pontos positivos para a formação em serviço a aspirante de professor
na EBD. Para que haja sucesso, nesta atividade, a receptividade da ideia pelos
professores é fundamental, além de que devem estar disponíveis para realizar o
acompanhamento do aluno a contento. O aluno-monitor deve também se esforçar e
ser estimulado a exercer suas ações com vista ao exercício da docência na EBD.
Que tal pensar sobre isto e colocar em prática a
monitoria na EBD?
Por
Sulamita Macedo.
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