Adultos: Jesus, o Homem Perfeito – O Evangelho de
Lucas, o médico amado
Lição 07: Poder sobre Doenças e Morte
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Poder sobre Doenças e Morte.
-
Depois, perguntem: Por que razão Jesus curava e ressuscitava?
Aguardem
as respostas. Escreva-as no quadro ou cartolina e reservem.
-
Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.
-
Em seguida, falem: E agora, o que podemos ampliar nestas respostas emitidas no
início da aula?
Apresentem
as respostas do início da aula e aguardem que os alunos acrescentem outras
informações.
Observação:
Quer conhecer melhor sobre o Método de Perguntas e Respostas? Leiam o texto
pedagógico postado abaixo.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Desenrole
que Aparece!”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Desenrole que Aparece!
Objetivos:
Oportunizar
momentos de socialização de curas recebidas e agradecimento a Deus.
Reconhecer
que Jesus continua curando na atualidade.
Material:
01
rolo de papel higiênico do tipo picotado e 01 caneta para cada aluno.
Se desejar, vocês podem substituir o rolo de papel higiênico pelo de papel toalha.
Se desejar, vocês podem substituir o rolo de papel higiênico pelo de papel toalha.
Observação:
A ideia do uso do rolo de papel higiênico não deve entendida como
desmerecimento aos feitos divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e
aparecer o que estava guardado, expondo a quantidade de bênçãos recebidas pelas
pessoas da classe.
Procedimento:
-
Falem: O rolo de papel higiênico vai passar de mão em mão e cada pessoa deverá retirar
a quantidade referente a cura ou curas que já recebeu.
Se
alguém não tiver recebido cura, peçam que façam referência a cura de alguém da
família ou de um amigo etc.
-
Enfatizem que o papel não servirá para uso de higiene e que a ideia do uso do rolo de papel higiênico não
deve entendida como desmerecimento aos feitos divinos, mas uma proposta de
desenrolar(abrir) e aparecer o que estava guardado, expondo a quantidade de
bênçãos recebidas(curas) pelas pessoas da classe.
-
Solicitem que cada aluno conte quantas partes picotadas ele tem.
-
Agora, orientem para ele escrever, de forma objetiva, uma cura em cada parte do
papel.
01
parte do papel: 01 cura
04
partes do papel: 04 curas
-
Estipulem no máximo 10 minutos para isto.
-
Cantem ou falem, conjuntamente, a 1ª estrofe e o estribilho do hino da Harpa
Cristã no. 564:
“Se
da vida as vagas procelosas são,
Se,
com desalento, julgas tudo vão,
Conta
as muitas bênçãos, dize-as duma vez,
E
verás, surpreso, quanto Deus já fez!
Conta
as bênçãos! Dize-as quantas são,
Recebidas
da divina mão!
Vem
dizê-las, todas duma vez,
E
verás, surpreso, quanto Deus já fez!”
-
Depois, escolham um aluno que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas
e solicitem que socializem o grupo as curas recebidas.
-
Para concluir, leiam o Salmo 40.05:
“Muitas
são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus
pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e
manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia
original desconhecida da utilização do rolo de papel higiênico para outros
tipos de dinâmica.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Método
de Perguntas e Respostas
O Método de Perguntas e Respostas
consiste em lançar uma pergunta para os ouvintes, de forma que promova nos
alunos um momento de reflexão para emitir suas respostas.
Neste método é requerida uma
pergunta bem elaborada, evitando assim respostas factuais e que conduzam a
resposta com sim, não, não sei, talvez etc.
A utilização deste método nas aulas
da EBD pode ser tanto no início, no meio ou final da aula, dependendo então do
momento, que o professor desejar, previamente pensado na execução do
planejamento.
A pergunta pode ser emitida, para
turma, oralmente ou apresentada por escrito; depois de sua apresentação,
aguarde um pouco de tempo e comece a anotar as respostas no quadro ou
cartolina. Caso as respostas não apareçam de imediato, provoquem os alunos para
que eles falem.
As vantagens de sua utilização
podem ser observadas, pois com sua inserção na aula, o professor está
oportunizando a participação do aluno na aula, além de conhecer o que o aluno
sabe sobre o tema.
Quanto às desvantagens, podem ser
citadas:
- O aluno não conhecer o tema e não emitir
resposta;
-
Outro que emite a resposta e ter vergonha de estar errada e temer que pode
acontecer atitudes inadequadas dos colegas devido a resposta dele – isto deve
ser corrigido pelo professor, para que todos possam ter coragem de falar e
saber que vai ser respeitado;
-
Despreparo do professor em aceitar todas as respostas e depois não saber como
extrair delas elementos para a análise final.
Não
descarte nenhuma resposta, mesmo que esteja errada, incompleta ou não fazer
sentido ao que foi perguntado. Todas as respostas devem ser observadas, pois ao
ser lançada a pergunta, as respostas aparecerão.
Depois,
é importante analisar todas as respostas, apresentando os argumentos bíblicos
para o desfecho da análise. Dessa forma, o aluno perceberá que o professor
“aproveitou” suas ideias, não deixando-as de lado e, certamente, em outras
ocasiões continuará a querer participar, ao invés de se fechar, se o professor
fizer de conta que não escutou uma resposta ou não dando atenção ao aluno pela
emissão de algo errado ou descabido ou porque o professor não cortou de
imediato as ações de pouco caso dos colegas etc.
Jesus utilizou-se de várias formas
de ensinar, dentre eles o de Perguntas e Respostas. As perguntas lançadas por
Jesus objetivavam levantar questionamentos, fazendo o ouvinte pensar,
instigando à dúvida, proporcionando-lhe um novo aprendizado.
“Pois qual é mais fácil? Dizer:
Perdoados te são os teus pecados ou dizer: Levante-te e anda?“ Mt 9.5
“O batismo de João era do céu ou
dos homens? Respondei-me.” Mc 11.30
“... Quem dizem os homens ser o
Filho do homem?” Mt 16.13.
Que
tal seguir o exemplo do Mestre dos mestres? Utilize o método de perguntas e
respostas nas aulas da EBD, ele fica muito bem nas aulas expositivas! Observe
as orientações deste texto e faça bom proveito!
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário