Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Quem Sou
Lição 07: “Uma pessoa antenada”
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: “Uma pessoa antenada”.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e
contextualizada.
O
personagem bíblico apontado como exemplo deste tema foi Daniel e seus amigos.
Se possível exibam parte de um filme sobre Daniel, referente ao conhecimento e
sabedoria.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “A
Verdadeira Sabedoria”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Verdadeira Sabedoria
Objetivos:
Refletir
que o cristão deve ser sábio em toda maneira de agir.
Exemplificar
que a verdadeira sabedoria que se manifesta na prática.
Material:
Cadeiras
Procedimento:
-
Falem: Vamos fazer de conta que vocês estavam discutindo sobre um determinado
tema de conhecimento de todos, porém como havia opiniões conflitantes, houve
uma discussão acalorada, e dessa forma o grupo se dividiu, se distanciando um
do outro, não se falando mais.
-
Dividam a turma em 02 grupos, um de frente para o outro, com um espaço livre
entre eles.
-
Depois, falem: Os grupos estão separados por causa de um problema de
relacionamento, isto é, discutiram e estão brigados por falta de bom trato com
o próximo que tinha opiniões diferentes.
-
Coloquem entre os alunos uma fila de cadeiras.
-
Falem: Esta fila de cadeiras nos remete a empecilho de comunicação.
-
Perguntem:
O
que pode ser modificado para que esta situação seja resolvida, de acordo com o
que acabamos de estudar nesta lição?
Aguardem
as sugestões.
Espera-se
que os alunos apresentem a ideia de que a fila de cadeiras seja retirada,
promovendo um restabelecimento de comunhão entre os grupos e bom trato entre as
pessoas.
-
Depois, falem: O conhecimento sem o uso da sabedoria divina pode tornar as
pessoas soberbas e de mal trato com os demais.
Podemos
ter conhecimento acompanhado de obras de mansidão, pois a sabedoria divina
proporciona frutos de justiça que se semeia na paz, para os que praticam a
paz(Tg 3. 13 e 18).
-
Para finalizar, falem da importância de não construir cercas de separação, mas
construir pontes que unam as pessoas.
Que
tal deixar que o carpinteiro Jesus trabalhe na nossa mente e atitudes para que
sejamos promotores de pontes e não de cercas?
Que
tal formar uma ponte entre os grupos, através do abraço coletivo?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário